DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

É possível comprar um apartamento na RAM por menos de 200 mil euros?

None
Foto Arquivo

Foi noticiado, esta sexta-feira, que a venda de casas familiares cresceu pela primeira vez após um ano e meio de quebras. O secretário da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo, em reacção a este incremento, disse que o mercado estava a “reagir bem” ao que está a ser feito na área do imobiliário.

Venda de casas familiares cresceu pela primeira vez após ano e meio de quebras

Comparado o 2.º trimestre com o trimestre homólogo

Francisco José Cardoso , 20 Setembro 2024 - 11:12

Perante estas declarações, foram vários os comentários deixados na página do Facebook do DIÁRIO, como por exemplo: “Investimento para os ricos”, “Pois é só para turistas” e até “Éramos a pérola do Atlântico agora somos a pérola do betão”. Mas há um comentário que se destaca: “Não encontro um apartamento por menos de 200.000”.

Neste sentido, será que se encontram apartamentos à venda na Região Autónoma da Madeira por menos de 200 mil euros?

Para verificar esta questão recorremos aos portais imobiliários mais utilizados em Portugal: idealista, Imovirtual e Casa Sapo.

No comentário o leitor não esclarece qual a tipologia do apartamento e a zona, por isso na nossa pesquisa não colocaremos qualquer referência nos filtros.

Comecemos pelo idealista. Nos filtros colocou-se apenas 'Apartamentos, penthouses e duplex' com o preço máximo de 199.999 mil euros na Região Autónoma da Madeira. A procura resultou 47 apartamentos.

O primeiro, um apartamento T3, no Caminho das Virtudes, em São Martinho, por 81.300 mil euros. Há no entanto a realçar algo neste anúncio: “Venda de ½ parte de imóvel em compropriedade”. Por assim ser, vamos desconsiderar esta habitação.

 Por 130 mil euros é possível adquirir um estúdio T0 no Imaculado Coração Maria. “Este estúdio encontra-se num condomínio fechado, oferecendo uma atmosfera tranquila e segura, enquanto permanece a poucos minutos do centro da cidade”, lê-se na descrição do imóvel.

A pesquisa encontrou maioritariamente apartamentos com tipologia T0 e T1 em vários concelhos da Madeira, nomeadamente Funchal, Santa Cruz, São Vicente, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Machico.

Na Ilha do Porto Santo a pesquisa resultou em três apartamentos tipologia T1, todos no valor de 185 mil euros.

Já no Imovirtual através dos filtros ‘Apartamentos’, ‘Para comprar’ até 199.999 mil euros, ‘Ilha da Madeira’, a plataforma encontrou 74 resultados.

Destes, 33 imóveis encontram-se com o preço ‘sob consulta’, por isso vamos desconsidera-los da nossa busca.

Dos 41 que restam há um apartamento à venda por 92 mil euros contudo a venda refere-se apenas a metade do imóvel, por isso será também desconsiderado.

Assim, dos 40 que sobram, o mais em conta é um apartamento T1 localizado no centro da vila do Porto Santo por 150 mil euros.

Destaca-se, também, um apartamento T2 no Caniço à venda por 195 mil euros: “Apartamento T2 a necessitar de alguma reparação, pintura. A poucos minutos dos acessos à via rápida. Perto de todos os serviços, comércio local e transportes públicos”, lê-se na descrição.

Existe, igualmente, um T2 na Assomada por 165 mil euros: “Apartamento T2 confortável, com muita luz e bem arejado, em zona habitacional, com serviços à volta, bem servido por rede de estradas”, explica a descrição do imóvel.

A pesquisa encontrou um apartamento T2 novo, no edifício Quinta Girassol II, no centro do Caniço à venda por 175 mil euros.

Por fim, na plataforma Casa Sapo foram encontrados diversos apartamentos à venda por menos de 200 mil euros, maioritariamente T0 e T1. 

Por exemplo, por 140 mil euros é possível adquirir um "apartamento situado no rés-do-chão na Rua África do Sul. Conta com um quarto de dormir, cozinha, sala e uma casa de banho. Oferece um ambiente acolhedor e funcional com 51,60 m² de área útil".

Por fim, no centro da cidade do Funchal, um T1 na Sé pode custar 187 mil euros. 

Existem apartamentos à venda por menos 200 mil euros na Região Autónoma da Madeira