Troca de passe +65 gratuito arranca amanhã nas casas do povo
A partir desta terça-feira, 3 de Setembro, começa o processo de substituição do passe social +64 anos gratuito, que terá lugar em algumas casas do povo.
Em nota emitida, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas explica que o o prazo para requerer a substituição do passe ocorre entre os dias 3 de Setembro e 8 de Novembro, de modo a permitir que até 31 de Dezembro de 2024 todos os passageiros disponham do novo cartão Giro.
Para o efeito, deverão ser tidas em consideração as seguintes orientações: "1.1. Os portadores do Passe Social +65 (gratuito) devem requerer o seu novo passe GIRO nas seguintes Casas do Povo, devendo optar, por regra, pela Casa do Povo mais próxima da sua área de residência":
Calheta
Casa do Povo da Calheta
Casa do Povo da Fajã da Ovelha
Casa do Povo da Ponta do Pargo
Casa do Povo do Paul do Mar
Câmara de Lobos
Casa do Povo de Câmara de Lobos
Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos
Casa do Povo da Quinta Grande
Casa do Povo do Curral das Freiras
Casa do Povo do Jardim da Serra
Funchal
Casa do Povo de São Gonçalo
Casa do Povo de Santo António
Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria (apenas parte da tarde)
Casa do Povo de São Pedro
Casa do Povo de Santa Maria Maior
Casa do Povo de São Roque
Casa do Povo de São Martinho (com horário não diário)
Casa do Povo do Monte
Machico
Casa do Povo de Machico
Casa do Povo do Caniçal
Casa do Povo de Água de Pena
Ponta do Sol
Casa do Povo da Ponta do Sol
Porto Moniz
Casa do Povo do Porto Moniz
Ribeira Brava
Casa do Povo da Tabua
Casa do Povo da Ribeira Brava
Casa do Povo do Campanário
Casa do Povo da Serra de Água
Santa Cruz
Casa do Povo da Camacha
Casa do Povo de Santa Cruz
Casa do Povo de Gaula
Casa do Povo do Caniço
Santana
Casa do Povo do Faial
Casa do Povo de Santana
Casa do Povo de São Roque do Faial
Casa do Povo de São Jorge
Casa do Povo da Ilha
São Vicente
Casa do Povo da Ponta Delgada
Casa do Povo de São Vicente
Casa do Povo da Boaventura
O procedimento de troca do actual passe é os eguinte:
a) Descarregar e imprimir (pode ser a preto e branco) o formulário disponível em https://www.madeira.gov.pt//Portals/21/Documentos/Transportes/Formulario-GIRO%20APROVADO.pdf. As Casas do Povo disporão de um número limitado de formulários em papel que poderão ser disponibilizados.
b) Entregar o formulário devidamente preenchido, juntando:
- Fotografia tipo passe atualizada;
- Fotocópia frente e verso do Cartão de Cidadão ou, em alternativa, do Bilhete de Identidade e Cartão com o Número de Identificação Fiscal;
- Pagamento de 5€ (custo de emissão do cartão).
c) Levantar o novo cartão Giro sempre na Casa do Povo onde foi entregue o formulário, sendo que as primeiras entregas ocorrerão a partir de 02/11/2024.
Informação adicional
A secretaria refere, ainda, que os utilizadores actuais do passe social +65 podem continuar a deslocar-se em todos os transportes públicos (Siga Rodoeste, CAM, e Horários do Funchal), na Madeira e no Porto Santo, com os passes actuais.
Os utilizadores que ainda não possuam o Passe Social +65, mas que pretendam utilizá-lo de imediato, podem solicitar o mesmo ao balcão do Operador que serve a sua área de residência, que será emitido pela bilhética antiga, devendo ao mesmo tempo preencher o formulário e entregar, o quanto antes, na Casa do Povo da sua área de residência (ver indicação da Casa do Povo no ponto 3.1), para terem acesso ao novo cartão GIRO. Neste caso, para além do já descrito na alínea b) do ponto 3.2., deve ser ainda entregue o comprovativo da residência na Região Autónoma da Madeira.
Os clientes titulares dos Passes Sociais '4_23', gratuitos, poderão continuar a deslocar-se em todos os transportes públicos (incluindo Horários do Funchal), na Madeira e no Porto Santo, com os passes atuais, até ao dia 30/09/2024. A partir dessa data, será obrigatório a apresentação do novo cartão GIRO válido.
Os titulares do Passe Social Antigo Combatente e Passe Social Reformado 0/Invalidez 0, gratuitos, também poderão continuar a deslocar-se em todos os transportes públicos (incluindo Horários do Funchal), na Madeira e no Porto Santo, com os passes atuais. Em breve serão divulgadas orientações para a troca destes passes.
Devem ter, também, atenção que.
- Durante o período de transição para o novo sistema de bilhética integrada, podem surgir alguns inconvenientes relacionados com o uso do novo cartão GIRO.
- Para evitar transtornos ao embarcar ou em caso de fiscalização, recomenda-se que mantenha sempre consigo o talão de carregamento do seu título de transporte. A apresentação deste talão é essencial para comprovar que o seu cartão está devidamente carregado.
- A ausência do talão comprovativo pode resultar na necessidade de adquirir um bilhete a bordo ou, em caso de fiscalização, na aplicação de uma multa.
Para mais informações deverá consultar https://siga.madeira.gov.pt/noticias e https://www.madeira.gov.pt/drtmt.