Rapaz de 12 anos é a pessoa mais nova a ser condenada por tumultos no Reino Unido
Um rapaz de 12 anos que atirou pedras à polícia, durante tumultos à porta de uma mesquita, tornou-se a pessoa mais jovem a ser condenada devido aos distúrbios provocados pela extrema-direita durante este verão em Inglaterra.
O rapaz, que não pode ser identificado devido à sua idade, já tinha admitido uma acusação de desordem violenta na cidade de Southport, em 31 de julho.
A juíza distrital Wendy Lloyd condenou terça-feira o rapaz a uma ordem de recolher obrigatório de três meses e a uma ordem de encaminhamento de 12 meses, o que exige a frequência num programa de reabilitação.
A magistrada disse ao rapaz que os tumultos "abalaram profundamente a sociedade".
"Era uma multidão furiosa e escolheste fazer parte dela", afirmou Wendy Lloyd.
Os tumultos em Southport, na costa norte de Inglaterra, começaram logo após um ataque com faca numa escola de dança na cidade, que provocou a morte de três raparigas. Falsos rumores espalharam-se pela internet sobre o suspeito do ataque, que seria um requerente de asilo.
O rapaz hoje condenado fazia parte de uma multidão de centenas de manifestantes que incendiaram uma carrinha da polícia e tentaram invadir a mesquita da Sociedade Islâmica de Southport.
A violência espalhou-se rapidamente pelas vilas e cidades de todo o país, mas a agitação desvaneceu-se após a rápida acusação e condenação dos envolvidos.
A polícia fez mais de 1.000 detenções e apresentou mais de 800 acusações.