73 crianças de Santana, São Vicente e Porto Moniz convocadas para rastreio visual
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira continua a promover o Rastreio Visual Infantil, destinado a crianças que tenham ou venham a completar os 4 anos em 2024. No dia de ontem os técnicos estiveram em Santana e hoje por São Vicente e Porto Moniz, com as crianças de ambos os concelhos a realizarem os testes no Centro de Saúde de São Vicente.
A base populacional são as crianças nascidas em 2020, que não estejam já a ser seguidas no Hospital Dr. Nélio Mendonça ou tenham óculos prescritos. Tendo por base esses critérios, foram convocadas 73 crianças residentes nos três concelhos: 21 de Santana, 43 de São Vicente e 9 do Porto Moniz, que correspondem à população alvo do programa.
O Rastreio de Saúde Visual Infantil, sob a responsabilidade do Centro de Rastreios da Madeira, foi implementado em Novembro de 2022, através de um estudo piloto realizado na freguesia da Quinta Grande, concelho de Câmara de Lobos, com o rastreio a 15 crianças dentro da faixa etária preconizada.
O Rastreio de Saúde Visual Infantil propriamente dito, com base populacional, teve início em Janeiro de 2023, no concelho de Santa Cruz, seguindo, posteriormente, para os restantes concelhos da Região Autónoma da Madeira. O objectivo é abranger cerca de 2 mil crianças inscritas nos Centros de Saúde da RAM que perfazem 4 anos no ano civil.