DNOTICIAS.PT
Madeira

MSC Cruzeiros apresenta no Funchal novidades para o próximo Inverno e Verão 2025

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 17 de Setembro

None

O Roadshow MSC Cruzeiros, que arrancou no passado dia 10 em Lisboa, chega hoje ao Funchal, com muitas novidades a bordo do MSC Virtuosa.

Para este Inverno, a MSC Cruzeiros anunciou recentemente os seus 21 cruzeiros com partida e/ ou chegada ao Funchal, com a possibilidade de ter tudo incluído na sua reserva, em direcção às Canárias, podendo escolher entre itinerários de 14, 9, 8, 7 ou 6 noites ou embarque num cruzeiro de apenas 3 noites, com uma fuga especial pelas ilhas vulcânicas do Atlântico.

O 'MSC Opera' partirá do Funchal, na Madeira, entre 3 de Novembro de 2024 e 20 de Março de 2025, e visitará as Ilhas Canárias: Santa Cruz de Tenerife (Ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canária), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma), numa diversidade de itinerários que promete sempre temperaturas primaveris.

Para facilitar a deslocação de passageiros que não residam no Funchal, a MSC Cruzeiros terá também disponível a possibilidade de incluir Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta de Lisboa e Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta do Porto para navegar nos itinerários do MSC Opera a partir do Funchal.

Para além destes itinerários, a Companhia terá opções que abrangem mini-cruzeiros a cruzeiros longos, garantindo que há algo para todos os gostos, totalizando mais de 150 itinerários à volta do mundo.

O Roadshow MSC Cruzeiros vai contar novamente com a participação dos parceiros TAP e EMIRATES que terão ações exclusivas a bordo dos navios para além da várias sessões presenciais.

Roadshow da MSC Cruzeiros e Explora Journeys arranca a 10 de Setembro

A MSC Cruzeiros vai dar inicio à nova temporada este dia 10 de Setembro, a bordo do MSC Virtuosa, em Lisboa, onde serão apresentadas muitas novidades para o novo ano!

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00/10h00 CMF promove sessão de Esclarecimento sobre a Taxa Municipal Turística - Empreendimentos Turísticos, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal.

10h00 Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, com Paulo Cafôfo.

10h30 Ireneu Cabral Barreto recebe para apresentação de cumprimentos, o recém-empossado comandante regional da Polícia de Segurança Polícia (PSP) na RAM, superintendente Ricardo Matos, no Palácio de São Lourenço

11h00 Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe em audiência o Comandante da Estação de Radar N.º 4, Interino, Capitão Ivo Maurílio Agrela Diniz.

11h00 Apresentação da Edição Especial - Cervejas e Sidras Artesanais - Green Market Madeira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

11h30 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente esta terça-feira, na Galeria dos Prazeres, na celebração do contrato de cessão da posição contratual, do contrato celebrado entre a RAM e a Fábrica da Igreja dos Prazeres a 28 de Setembro de 2023, com vista a comparticipar os encargos com o projecto ‘OPRAM 509 – Conceção e Construção do Mini Zoo da Quinta Pedagógica dos Prazeres’, no âmbito do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira.

12h00 Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe o recém-empossado comandante regional da Polícia de Segurança Polícia (PSP) na RAM, superintendente Ricardo Matos.

12h00 JPP dá conferência na Sala de imprensa Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, com Élvio Sousa.

12h00 Abertura oficial da Semana Europeia da Mobilidade, na Praça do Município, com uma exposição ‘A Mobilidade Urbana no Funchal!’. A cerimónia contará com a presença da presidente e vice-presidente da autarquia do Funchal, Cristina Pedra e Bruno Pereira.

14h00 Grupo Parlamentar do PSD Madeira promoverá uma reunião na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuíta, na Rua dos Ferreiro

15h00 10.ª Comissão Eventual para a Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político: Análise das propostas apresentadas no âmbito da Revisão da Lei Eleitoral para a Região Autónoma da Madeira.

17h00 Conferência de Imprensa de apresentação do Eco Rally Madeira, na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio Jesuítas.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos verificados no dia 17 de Setembro, Dia Universal dos Microrganismos, Dia da Língua Mirandesa e Dia Mundial para a Segurança do Doente:

1630 - Fundação da cidade de Boston, no Massachusetts, Estados Unidos.

1665 - É declarada a epidemia de peste bubónica em Londres, Inglaterra.

1768 - Morre, aos 91 anos, Manuel da Maia, um dos projetistas de Lisboa, após o terramoto de 1755.

1787 - É proclamada a primeira Constituição política dos Estados Unidos.

1850 - Nasce o escritor e diplomata português Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada-à-Cinta.

1900 - Proclamação da Comunidade da Austrália como uma união federal de seis colónias britânicas.

1901 - Nasce o escritor José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, em Vila do Conde.

1922 - Nasce Agostinho Neto, primeiro Presidente da República Popular de Angola.

- O Presidente da República António José de Almeida é o primeiro Chefe de Estado português a visitar o Brasil desde a independência.

1967 - Confrontos entre claques do Kayserispor e do Sivasspor no estádio Atatürk, em Kayseri, na Turquia, provocam 40 mortos e mais de 300 feridos. Parte da assistência entra em pânico e corre para as saídas.

1978 - É assinado, em Camp David, nos Estados Unidos, o Acordo de Paz entre Israel e o Egito.

1986 - Um atentado bombista em frente aos armazéns "Tati", em Paris, faz sete mortos e 55 feridos. A ação é um dos 15 ataques (incluindo três fracassados) perpetrados pela rede terrorista pró-iraniana de Fouad Ali Saleh, em 1985 e 1986. No total, morrem 13 pessoas e 303 ficam feridas.

1991 - O número de países da ONU sobe para 166, com a admissão das Coreias do Norte e do Sul, das Ilhas Marshall, Micronésia, e dos estados bálticos da Estónia, Letónia e Lituania.

1994 - Morre, com 92 anos, Karl Popper, filósofo britânico de origem austríaca.

1995 - O Partido Democrático de Hong-Kong vence as eleições legislativas, as últimas eleições a terem lugar em Hong Kong antes da transferência da soberania da colonia britânica para a China em 1997.

2002 - O antigo líder do CDS/PP Manuel Monteiro apresenta o movimento cívico "Por uma Europa Nova".

2004 - Os ministros da Defesa de Portugal, Espanha, França e Holanda assinam em Noordwijk, Holanda, uma declaração política de intenções para a criação de uma força paramilitar europeia destinada a atuar em situações de gestão de crise.

2005 - Governo anuncia uma prestação extraordinária para idosos com rendimentos inferiores a 300 euros por mês, a partir de janeiro 2006.

- Atentado num mercado a sudeste de Bagdad, Iraque, provoca mais de 60 mortos.

- A primeira fase da construção da rede do Metro do Porto é concluída com a entrada em serviço da Linha Amarela, que liga as estações Gaia e Porto, os concelhos mais populosos do sistema

2007 - Morre, com 75 anos, o professor Armando Simões dos Santos, fundador da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

2008 - Atentado com carros-bomba faz 16 mortos na embaixada dos Estados Unidos em Sanaa, no Iémen.

- Morre, com 66 anos, o cubano Humberto Solas, um dos cineastas mais importantes da América Latina e fundador do Festival do Cinema Pobre, em Havana, Cuba.

2009 - Prosador, poeta e dramaturgo, Miguel Barbosa é distinguido pela União Brasileira de Escritores com a Medalha Jorge Amado. A distinção, atribuída pelo 51º aniversário da instituição brasileira, "traduz o reconhecimento das qualidades literárias e do trabalho profícuo que Miguel Barbosa vem desenvolvendo há muito em prol das letras portuguesas, designadamente junto da comunidade lusófona do Brasil".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia a decisão de abandonar o projecto para a construção de um escudo antimíssil na Europa de Leste e a sua transferência para "outra localização".

- O Presidente russo, Dmitri Medvedev, saúda a "decisão responsável" da administração norte-americana de abandonar o projecto de construção de um escudo anti-míssil na Europa de Leste.

2013 - O secretário de Estado dos Transportes Sérgio Monteiro, informa que a transação relativa à compra da ANA - Aeroportos de Portugal pela Vinci, gestora aeroportuária francesa, fica concluída, com o pagamento final de 1.400 milhões de euros.2015 - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Oldemiro Baloi, declara que Moçambique está livre de minas antipessoais, ao fim de mais de duas décadas de um programa de desminagem em todo o país, um dos cinco mais ameaçados do mundo por este tipo de engenhos.

- O Parlamento Europeu vota, em Bruxelas, favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros.

2020 - Os conselhos de administração dos espanhóis CaixaBank e Bankia dão 'luz verde' à fusão entre as duas instituições para criar o maior banco em Espanha que terá ativos de mais de 650 mil milhões de euros.

- O filme "A Herdade", de Tiago Guedes, vence os prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema no Casino Estoril, em Cascais, de Melhor filme e Melhor Realização.

- Morre, aos 77 anos, Winston Groom, jornalista e escritor norte-americano, autor do romance "Forrest Gump", adaptado para o cinema por Robert Zemeckis.

2021 - A Assembleia da República aprova na generalidade, com os votos a favor do PSD, CDS, Iniciativa Liberal e oito deputados do PS, o projeto social-democrata para transferência da sede do Tribunal Constitucional e Supremo Tribunal Administrativo para Coimbra.

- Covid-19: Portugal deixa de ter concelhos em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 (incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos por 100 mil habitantes).

- Morre, aos 84 anos, Abdelaziz Bouteflika, antigo Presidente argelino, exonerado em 2019 após protestos pró-democracia, ao fim de 20 anos no poder.

- Morre, com 95 anos, Alfonso Sastre, escritor dramaturgo e argumentista espanhol, considerado um dos principais expoentes da denominada "Geração dos 50". Foi militante do Partido Comunista, de 1975 a 1977. Em 1946 fundou, juntamente com José Gordón, Medardo Fraile, Alfonso Paso, José María Palacio e Carlos J. Costas, o grupo de teatro vanguardista Arte Nuevo. Galardoado com o Prémio Nacional de Teatro em 1985 e em 2003 recebeu o Prémio Máximo de Honra pela sua contribuição para a criação teatral, com obras como "Patético Prólogo" (1950), "O Sangue" de Deus" (1955), "O Camarada das Trevas" (1972), "O Único Filho de Guillermo Tell" (1980), "Teoria das Catástrofes" (1993) ou "Chuva de Anjos em Paris" (1994).

PENSAMENTO DO DIA

As estruturas operatórias da inteligência não são inatas Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço

Este é o ducentésimo sexagésimo primeiro dia do ano. Faltam 105 dias para o final de 2024.