“What is Watt?” chega a Santa Cruz a 20 de setembro
A Casa da Cultura de Santa Cruz / Quinta do Revoredo prepara-se para receber a exposição “What is Watt?”, já no próximo dia 20 de setembro.
Com organização da APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, a exposição itinerante, levada a cabo por António Barros, António Dantas, Carlos Valente, Celeste Cerqueira, Evangelina Sirgado de Sousa, Hugo Olim, Pedro Pestana e Silvestre Pestana, iniciou a sua circulação em janeiro do presente ano e já passou por alguns concelhos da Região, tais como São Vicente, Porto Santo, Machico e Santana, tendo ainda, passado por território nacional, na cidade do Porto.
O momento da inauguração será às 18 horas na Casa da Cultura de Santa Cruz, ficando patente até ao dia 30 de novembro.
““What is Watt?” é um projeto artístico interdisciplinar que, desde 2001, reúne um grupo de artistas com o intuito de desenvolverem diversas obras, através de múltiplos usos dos recursos tecnológicos existentes. O projeto remete para o questionamento da práxis artística na contemporaneidade, que vá de encontro com as emergentes tecnologias e consequentes disponibilidades de participação global. Isto é, reconhece-se uma tendência generalizada para a desmaterialização da obra de arte, o que corresponde a múltiplas conexões entre arte, ciência e tecnologia”, refere nota à imprensa.
Fundado por Silvestre Pestana, Celeste Cerqueira e António Dantas, com atividade desde 2001, teve na sua génese a promoção do encontro entre as linguagens da vídeo-arte das diferentes culturas, propondo a divulgação e assimilação de experiências, métodos e saberes para a potenciação das relações pensamento-ação e criatividade-inovação nas experiências cambiantes da sociedade contemporânea no mundo.
Recorde-se que “What is Watt?” inaugurou a 19ª edição do festival MADEIRADiG - Festival Internacional dedicado à música eletrónica e experimental, que acontece todos os anos, em dezembro, na costa oeste da Ilha da Madeira e seguiu para circulação no início do presente ano, tendo já passado por diversas localizações da Região e, ainda, em Portugal Continental, na cidade do Porto.
O presente projeto conta com o apoio da República Portuguesa / Cultura e da Direção-Geral das Artes.