Marrocos impede centenas de jovens de atravessarem fronteira com Espanha
As autoridades de Marrocos impediram hoje que centenas de jovens migrantes atravessassem a fronteira com a cidade espanhola de Ceuta, ainda que muitos deles se mantenham nos arredores, segundo noticia a agência EFE.
Os jovens, na maioria marroquinos, começaram a chegar, nos últimos dias, à cidade marroquina de Fnideq, fronteiriça com Ceuta, respondendo a um apelo difundido através das redes sociais, que os incentivava a atravessarem a fronteira.
Durante o dia, e apesar do amplo dispositivo de segurança das autoridades de Rabat, cerca de 200 jovens (segundo dados oficiais espanhóis) tentaram saltar a cerca dupla que separa Espanha e Marrocos, na passagem de Tarajal.
Já antes havia sido noticiada a tentativa de 30 jovens de fazerem a travessia a nado, impedidos também pelas forças de segurança marroquinas.
A EFE observou no terreno caravanas de autocarros carregados de jovens e relata que as autoridades marroquinas estão há dias a deter pessoas que continuam a chegar para tentarem a travessia.
Após as tentativas de hoje, por mar e terra, a agência espanhola observou que grupos de jovens continuam concentrados nos montes e nas estradas perto da fronteira.
Até ao momento, Marrocos não divulgou dados sobre o dispositivo implantado na fronteira (há cerca de 50 agentes só no posto fronteiriço, observou a EFE), nem sobre o número de pessoas detidas nas tentativas de entrar em Ceuta.