Quinteto de Metais 'MadBrass5' actua este sábado nas Adegas Blandy's Wine Lodge
É já amanhã, sábado, que o Quinteto de Metais 'MadBrass5' actua nas Adegas Blandy's Wine Lodge, quando forem 18 horas. Este é um evento que resulta de uma parceria entre a Orquestra Clássica da Madeira e a Blandy´s Madeira. Mário Pinto e Rui Vidal na trompete, Péter Víg na Trompa, Luís Rodrigues no Trombone e Fabien Filipe na Tuba prepararam um programa com obras de Samuel Scheidt, Joseph Horovitz, Joly Braga Santos e Richard Roblee.
Os bilhetes estão à venda no local do concerto e têm um custo de 10 euros.
Conheça os compositores:
- Samuel Scheidt nasceu em 1587 e foi um organista alemão, professor de música e compositor do período do Renascimento. Scheidt é conhecido como o pai da música de órgão alemã, pelas suas inovações na tablatura de órgão, o método usado na época para escrever partituras de órgão. Compôs música coral para vozes e instrumentos.
- Joseph Horovitz nasceu em Viena em 1926. As suas composições variam amplamente desde o ballet, óperas, concertos de música de câmara, obras para metais, bandas e obras corais. Escreveu também mais de setenta obras para a televisão. Horovitz é membro do Royal College of Music tendo obtido dois prémios - Ivor Novello. Em 2002, recebeu o Prémio Nino Rota em Itália e, em 2007, foi agraciado com a Cruz de Honra Austríaca para a Ciência e Arte de Primeira Classe. Em 2008, a Worshipful Company of Musicians concedeu-lhe a Medalha Cobbett pelas suas composições de música de câmara.
- Joly Braga Santos, compositor português que nasceu em 1924, aos 18 anos de idade iniciou a vida de compositor com a estreia do Noturno para violino e piano. Joly dedicou a sua vida à causa musical e assumiu como responsabilidade sua a sensibilização dos jovens para se dedicarem à arte musical, tendo sido um dos fundadores da Juventude Musical Portuguesa.
- Richard Roblee, nasceu em 1943, Seattle, Washington, nos Estados Unidos da América. Após ter concluído a sua formação musical na Universidade de Washington, foi trombonista da Orquestra Sinfónica de Seattle durante sete anos. A seguir viveu no Havaí onde foi trombonista solo com a Orquestra Sinfónica de Honolulu. Posteriormente dedicou-se ao jazz e à composição.