PAN pede esclarecimentos à Secretaria da Inclusão sobre Lar Bela Vista
A representação parlamentar do PAN Madeira, através da deputada única, Mónica Freitas, fez no dia 10 de Setembro um pedido de esclarecimento à Secretaria da Inclusão quanto ao Lar da Bela Vista, refere nota à imprensa enviada esta quinta-feira, dizendo ser este o resultado também das várias denúncias públicas por funcionários/as, familiares e diversos partidos políticos.
“As denúncias face ao funcionamento deste Lar a vários níveis não são recentes e já vêm de há muito tempo, contudo, desde o processo de transição para o privado, que a situação parece vir a piorar. Já no dia 2 de Agosto após várias denúncias públicas com fotos e vídeos a comprovar, o PAN tinha alertado para a importância de clarificar estas situações e apresentar soluções urgentes. É inadmissível que o Governo Regional não se pronuncie claramente quanto a isto e parece ridículo as ameaças da administração actual em processar quem está a dar voz aos utentes e familiares". PAN-Madeira
No pedido de esclarecimento efectuado, o partido pretende que a Secretaria informe quanto ao processo de transição, à falta de água quente, se já houve fiscalizações recentemente para averiguar as várias denúncias e se há datas estipuladas para as obras de reabilitação do edifício.
“Compreendemos que os processos de transição levem o seu tempo e que a administração queira defender a sua imagem, contudo, o que aqui deve interessar em primeiro lugar é os interesses dos idosos, que merecem viver em condições dignas e os familiares dos mesmos que precisam de se sentir seguros e confiantes. Poderia ser interessante a administração proporcionar uma visita aos diferentes partidos políticos para conhecerem as instalações e desta forma tirar todas as dúvidas”, refere a parlamentar.
Acrescentar ainda que o PAN solicitou no passado dia 10 de Setembro, uma reunião com a administração, no sentido de clarificar a situação e visitar as instalações do lar, aguardando resposta. “Aguardamos também pela audição parlamentar proposta pelo PS, onde convoca a Secretária da Inclusão e os membros actuais e anteriores da administração da IPSS Living Care para podermos obter os devidos esclarecimentos quanto a esta situação, sendo que o principal objectivo de todas as entidades deve ser no sentido de salvaguardar o bem-estar dos idosos e dos próprios funcionários/as. É um trabalho de grande desgaste físico e psicológico, que exige formação adequada e as devidas condições de trabalho”.