EEM paga 2,6 milhões pela manutenção de motores da Central da Vitória
A Empresa de Electricidade Madeira (EEM) vai desembolsar mais de 2,6 milhões de euros com a manutenção dos turbocompressores de três grupos de motores da Central Térmica da Vitória.
O contrato foi assinado no início deste mês de Setembro com a empresa Energetus, Instalações Industriais SA, que tem agora um ano para concluir os trabalhos em causa.
Em causa está a revisão geral dos componentes que permitem optimizar o desempenho dos motores dos três grupos electrogéneos da nave CTV III, que, juntamente com uma turbina a valor, alcançam a potência total instalada superior a 167MW.
Estes equipamentos, ao fim de 50.000 horas de funcionamento e fruto da sua intensiva operação, necessitam de uma ‘major overhaul’, ou seja, uma revisão profunda.
Os turbocompressores em causa integram os motores Wartsila instalados há cerca de uma década e que estão em pleno funcionamento.
Incluídos no acordo estão “todos os trabalhos necessários para a revisão geral dos turbocompressores instalados nos motores, nomeadamente, aprovisionamento, fornecimento e transporte de materiais, montagem, comissionamento, colocação em serviço e testes finais”, conforme podemos ler no respectivo caderno de encargos.
Nota o adjudicante que “os trabalhos deverão ser planeados para decorrerem de forma sistemática, na Central, tendo em atenção os trabalhos paralelos a decorrerem nos motores em simultâneo, pelo que, a realização de cada intervenção será efectuada num Grupo de cada vez, e distribuídas ao longo do ano de 2024, para os Grupos 17, 18 e 19 de CTV3”.