A bem dá-se tudo!
Está na moda, falar das Veredas, das Levadas, da sobrecarga, do excesso de turismo....etc e tal!
Da cúpula do IFCN, falou o único, que ainda percebe qualquer coisa disto.
Da secretária, aquela tecnocracia da escola JSD, executa o que a mandam executar! Desta vez mais um parque de estacionamento no Areeiro.
O líder da oposição manda aquelas postas de pescada: “Está tudo mal”.
Antes de vos dar a minha opinião, os meus cumprimentos, a malta da Serra: Levadeiros, do ARM, da EEM, alguns Guardas Florestais, aos Vigilantes da Natureza, aos Guias de Montanha.
Sendo Guia de Montanha nos últimos 10 anos, e tendo acompanhado o “boom” da Madeira no Mundo do Turismo, digo-vos, não há uma solução estilo, estratégia dominante, que diga é assim ou assado ou aqueloutro. Isso, daria um trabalho, cultural e pedagógico profundo, de longo prazo, e nós não temos tempo, para isso.
Há medidas avulsas a tomar, e aí sugiro.
- Em vez de se fazer mais um parque com centenas de lugares em pleno Maciço Montanhoso, REDE NATURA 2000, Reserva Geológica, façam pagar 5€/dia por estacionamento no parque com centenas de lugares que já existe. É aquela máxima, menos é mais.
- Para, “desencorajar” Turistas a ir para Levadas médias/fáceis, tipo 25 Fontes, e Balcões, limpem, tornem mais seguras e publicitem 2 levadas fáceis e giríssimas como os Tornos, entre o Palheiro Ferreiro e o Monte, e a Levada do Norte, entre Estreito e o Cabo Girão.
Nota: A Primeira tem Horários do Funchal a Segunda SIGA.
- Criar um Parque de Estacionamento em S. Lourenço, 5€ dia obrigatório a partir da rotunda Prainha.
Há tanta coisa simples que se pode fazer, basta ter a humildade de perguntar às pessoas que lá passam mais tempo. Sem cagança, as pessoas dizem e sugerem tudo o que de melhor pensam.
Pedro Miguel Nunes Trindade