Ultravioletas muito elevados em domingo que promete bom tempo
O Arquipélago da Madeira, incluindo as duas ilhas, estão hoje com nível muito elevado (10), quase a bater no Extremo (11+). Muita cautela, como é óbvio, sobretudo nas horas de maior risco à exposição solar.
"Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol" são algumas das medidas a tomar e a levar muito a sério, algo que em pleno Verão é difícil, mas deveria ser regra.
Assim, para este domingo, 4 de Agosto, o IPMA prevê "períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco
nublado nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira", sendo que o vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira até ao início da manhã", salienta.
No Funchal, é simples: céu geralmente pouco nublado e vento fraco (inferior a 15 km/h), num dia de extremo calor que propicia idas à praia.
Assim, fique a saber que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que no mar da Costa Norte as ondas de norte/nordeste terão 1 a 2 metros e na Costa Sul as ondas de sul/sueste não devem passar de um metro de altura.
A temperatura da água do mar rondará os 23 a 25º Celsius.