DNOTICIAS.PT
Madeira

'Óscar' da Engenharia ao projecto do Aeroporto da Madeira atribuído há 20 anos

None

De acordo com as efemérides elaboradas pela Lusa, foi há 20 anos que António Segadães Tavares venceu quele que é considerado o 'Óscar' da Engenharia pelo projecto de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira, por todos conhecido. Hoje, com quase 80 anos de idade, o 'engenheiro da pista' é um renomado profissional, cuja obra tem sido de imensa mais-valia para a Região Autónoma e é, seguramente, uma das maiores peças de engenharia da ilha, senão a mais relevante.  

António Segadães Tavares nasceu a 3 de Dezembro de 1944 em Luau, Angola. Frequentou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde terminou em 1968 a Licenciatura em Engenharia Civil, com a média e classificação final de 16 valores, tendo sido distinguido com o Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida por ser o melhor aluno do seu curso. Em 1998 recebeu o Prémio Leca da Construção e em 2000 foi condecorado com a "Ordem de Mérito" – Grande Oficial.

Desde 1969 que desenvolve a actividade de projectista, tendo participado em inúmeros trabalhos, individualmente ou em colaboração, com destaque principal para as áreas de estruturas e fundações, e ainda na coordenação e revisão de projectos. Tendo iniciado a sua actividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, foi sucessivamente Director do Departamento de Estudos e Projectos da construtora Teixeira Duarte, fundador e Director Técnico da TRIEDE e é, hoje, Director e responsável principal da STA - Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitectos Consultores, Lda, gabinete de estudos e projectos que fundou em 1986.

Desempenhou a actividade docente no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Luanda e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. É, actualmente, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É autor do livro "Análise Matricial de Estruturas", editado em 1972 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e tem diversos trabalhos editados em publicações especializadas e apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais.

É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, especialista em estruturas, e membro da fib -Federação Internacional do Betão, do American Concrete Institute, da International Society for Bridges and Structural Engineering, da International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia. Tem exercido a sua actividade de consultor em diversos países, nomeadamente: Angola, Estados Unidos da América e Venezuela, em particular na área dos Projectos de Estruturas Especiais. Das obras de referência do autor, destacam-se as seguintes:

Outros assuntos em agenda

14h30 - Jogo de 3.º e 4.º lugares do Torneio Autonomia, a decorrer Estádio da Madeira e irá opor o Marítimo La Guaira e o FC Porto B.

18h30 - Final do Torneio Autonomia, no Estádio do Marítimo, entre o Marítimo e o Nacional.

16h00 - Festa de São Paulo, na Ribeira Brava, com missa e Procissão em Honra de São Paulo, actuação do Grupo Folclore da Casa do Povo da Ribeira Brava às 18h30, actuação da Banda "Os de Passagem" às 20h00. A festa encerra pelas 00h00.

Efemérides

Principais acontecimentos registados na História neste mesmo dia 4 de Agosto:

1578 - Batalha de Alcácer Quibir. Morte de D. Sebastião, sem descendência.

1789 - Revolução Francesa. Um mês depois da Tomada da Bastilha é abolido o sistema feudal.

1792 - Nasce o poeta do romantismo inglês Percy Bysshe Shelley, autor de "Prometheus Unbond". Definiu-se como "democrata, grande amante da humanidade e ateu".

1849 - Chegam a Moçâmedes, Angola, os primeiros colonos portugueses, vindos de Pernambuco, Brasil.

1901 - Nasce o trompetista de jazz norte-americano Louis Armstrong.

1914 - Grande Guerra de 1914-1918. O Reino Unido declara guerra à Alemanha. A extensão do Império Britânico leva o conflito à dimensão mundial. Os Estados Unidos mantêm-se neutrais.

1919 - O Senado da Universidade do Porto aprova a criação dos institutos de investigação científica de Anatomia e Histologia na Faculdade de Medicina.

1921 - É criada a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Açores.

1922 - Ascensão do fascismo em Itália. Início dos ataques dos militantes do Partido Fascista às instituições das cidades italianas.

1935 - Inauguração oficial da Emissora Nacional de Radiodifusão.

1944 - II Guerra Mundial. A Gestapo, polícia política de Hitler, captura Anne Frank e outros 14 judeus holandeses, em Amesterdão, Holanda.

1977 - Morre, aos 92 anos, Ernst Bloch, filósofo marxista alemão cuja Philosophie der Hoffnung ("Filosofia da Esperança") pretendia completar o que ele considerava a visão parcial do marxismo sobre a realidade.

1984 - O Foguete espacial europeu Ariane 3 é lançado de Guiana Space Centre, Guiana Francesa, França, para o espaço e coloca dois satélites de telecomunicações em orbita geostacionária a 36 mil quilómetros da terra.

1991 - O judoca Li Chang-Su, 24 anos, chega a Seul, tornando-se o primeiro atleta norte-coreano a desertar para a Coreia do Sul desde a divisão da península, em 1945.

1996 - O presidente da UNITA Jonas Savimbi recusa uma das vice-presidências de Angola, proposta pelo Governo angolano, no quadro da reconciliação nacional.

1998 - Começa nova ronda de conversações sobre Timor-Leste, entre os Governos de Portugal e da Indonésia, com mediação da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos.

2003 - Morre, aos 77 anos, o médico João Pulido Valente, resistente antifascista, antigo preso político, fundador da primeira organização maoista em Portugal.

- Morre, com 61 anos, a jornalista e escritora Helena Sanches Osório, antiga diretora do semanário O Independente e do vespertino A Capital.

2004 - É atribuído o Prémio IABSE OstrA "Óscar" mundial da engenharia ao português António Segadães Tavares, pelo projeto de ampliação do Aeroporto Internacional da Madeira, no Funchal.

2005 - Desabamento de uma falésia na praia de Almagreira, em Peniche, Leiria, causa a morte a duas pessoas.

2006 - O parlamento da Ucrânia aprova a nomeação do político pró-russo Viktor Ianukovitch para o cargo de primeiro-ministro.

- Morre, aos 78 anos, José Luís Ferreira da Cunha, antigo secretário de Estado da Informação do VI Governo Provisório, chefe da casa civil da Presidência de Costa Gomes (1914-2001).

2007 - Morre, com 78 anos, o compositor norte-americano Lee Hazlewood, autor de "These Boots Were Made for Walkin", popularizado por Frank Sinatra.

- Morre, aos 81 anos, Raul Hilberg, escritor e historiador norte-americano, conhecido pelas suas obras sobre o Holocausto.

2008 - O Tribunal Constitucional "chumba" o número um do artigo segundo do decreto da Assembleia Legislativa da Madeira, que adaptava a lei do tabaco à região, considerando que o Parlamento madeirense ultrapassou as suas competências legislativas.

- Morre, aos 92 anos, o maestro italo-norte-americano Nicola Rescigno, que dirigiu Maria Callas e numerosas óperas por todo o mundo.

2010 - As trabalhadoras independentes e os respetivos parceiros passam a estar formalmente abrangidos pelo direito à licença por maternidade, com a entrada em vigor da diretiva (lei europeia) 2010/41/EU, que revoga e substitui uma lei anterior (Diretiva 86/613/CEE).

- Morre, aos 72 anos, Orlando Worm, desenhador de luz, diretor técnico e fundador da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

2012 - O Sudão e o Sudão do Sul alcançam um acordo sobre a partilha da riqueza petrolífera controlada por Cartum antes da partição do país.

- O norte-americano Michael Phelps conquista nos Jogos Olímpicos Londres2012, Inglaterra, a sua sexta medalha em Londres2012, Inglaterra, e a 22.ª da sua história, as mesmas que Portugal conseguiu em 100 anos. No final da sua quarta e última presença na maior prova, Phelps despediu-se com o título na estafeta dos 4x100 metros estilos, encerrando o seu ciclo com 18 medalhas de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze.

2013 - A canoísta Joana Vasconcelos sagra-se vice-campeã do Mundo de sub-23 de K1 200, em Welland, Canadá.

- O canoísta Diogo Lopes sagra-se vice-campeão do Mundo de K1 200 de juniores, perdendo o ouro por nove milésimos de segundo em Welland, Canadá.

2014 - O Banco de Portugal nomeia Luís Máximo dos Santos como presidente do 'bad bank', que assumiu os ativos problemáticos do Banco Espírito Santo.

- O Banco de Portugal decide que BES Angola, o banco de Miami e o líbio Aman Bank ficam no 'bad bank', e atribui ainda a este veículo 10 milhões de euros para ajudar a administração na recuperação de ativos.

2015 - O nadador sul-africano Cameron van der Burgh bate o recorde do mundo nas eliminatórias dos 50 metros bruços nos Mundiais disputados em Kazan, Rússia, ao nadar a distância em 26,62 segundos.

- Morre, aos 61 anos, Takashi Amano, designer japonês, considerado pioneiro no aquapaisagismo, autor da exposição "Florestas Submersas" do Oceanário de Lisboa.

2017 - O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugura a maior barragem do país, em Laúca, e lança a primeira pedra em Caculo Cabaça, que a vai superar, obras no rio Kwanza avaliadas em 7.500 milhões de euros.

- Xanana Gusmão demite-se da presidência do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense, assumindo responsabilidade pela derrota nas legislativas de Timor-Leste, e defende que o partido não deve entrar numa coligação de Governo e deve ser oposição.

2019 - Morre, aos 93 anos, Nuon Chea, principal ideólogo do regime comunista cambojano do Khmer Vermelho. Cumpria uma pena de prisão perpetua por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

2020 - A Assembleia Legislativa de Macau aprova um novo regime de proteção civil que prevê a criminalização da difusão de "informações falsas", com pena até dois anos de prisão ou multa de até 240 dias

- Duas explosões sucessivas de materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto de Beirute, Líbano, causam mais de uma centena de mortos e mais de 4.000 feridos. Cerca de 300.000 pessoas ficaram sem casa.

- Tribunal de Relação do Barlavento, em Cabo Verde, decide extraditar para os Estados Unidos o empresário Alex Saab, alegado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

- A Comissão Europeia aprova a criação do novo Banco Português de Fomento, no âmbito dos auxílios de Estado, que foi decidida pelo Governo em junho.

- Morre, aos 59 anos, Juvenal Garcês, ator e encenador, fundou, com Mário Viegas, a companhia Teatral do Chiado em 1990.

2023 - Um tribunal russo condena o opositor do regime Alexei Navalny a 19 anos de prisão por ter criado uma "organização extremista", a sua terceira e mais longa pena de prisão.

- Morre, aos 75 anos, John Gosling, músico inglês, teclista e pianista dos Kinks.

Este é o ducentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 149 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia

"As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro. Pelo contrário, degradam-se ao nível do pior". Henry David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano