Hugo Lopes foi o grande vencedor na Peugeot Rally Cup
A 65ª edição do Rali Vinho Madeira voltou a servir aos milhares de fãs que acompanharam a prova, ao vivo e à distância, doses generosas de emoção, polvilhadas com um pouco de drama, tudo isto servido com as magníficas paisagens da bela ilha da Madeira como pano de fundo. Na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA tivemos o que de melhor se faz na competição automóvel. Os PEUGEOT 208 Rally4 voltaram a provar toda a sua qualidade, sendo as armas perfeitas para enfrentar os desafiantes troços madeirenses e para as lutas ao décimo de segundo que pudemos testemunhar nesta prova.
Sendo esta a penúltima prova dos dois campeonatos, o Rali Vinho Madeira tornava-se ainda mais decisivo, com as contas dos títulos cada vez mais próximas do fim. Para a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, esta prova ganhava importância acrescida com um fator de multiplicação de 1,2, que poderia ser crucial para quem aspira ao prémio final, um rali do CPR 2025, com uma viatura Rally2. Para o vencedor da competição ibérica, o prémio será uma época no Europeu de Ralis 2025, com um Rally4, ou num campeonato (português ou espanhol), com um Rally2, estando sempre na equação o uso de viaturas do universo Stellantis Motorsport. A Madeira seria, portanto, o capítulo mais intenso e talvez o mais decisivo da história da temporada 2024.
Os 15 inscritos para a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL. 10 para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA enfrentaram os 666,63 Km de prova, 189,70 deles contra o cronómetro, divididos por 15 Provas Especiais de Classificação. Nas contas da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, Hugo Lopes chegava à Madeira na liderança com 54 pontos, seguido de Pedro Pereira (46 pontos) e Ricardo Sousa (45 pontos) Na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, Hugo Lopes era também o líder, com 46 pontos, seguido de Miguel Garcia Gutiérrez (38 pontos) e Unai De La Dehesa (28 pontos).
Lopes consegue terceiro triunfo da época no Cup Portugal
O primeiro dia, quinta-feira, foi dedicado apenas ao Qualifying, Shakedown e primeira PEC, a Super Especial, Cidade do Funchal, que nos deu um empate no topo da tabela classificativa com as duplas Hugo Lopes / Valter Cardoso e Miguel Garcia Gutiérrez / Osel Román Ruiz a destacarem-se, numa prova em que os 15 PEUGEOT 208 Rally4 cabiam em menos de dez segundos.
Depois de um arranque prometedor, o primeiro dia foi de cortar a respiração, com três líderes diferentes. O experiente Vítor Sá, navegado por Ricardo Ventura, destacou-se nos primeiros quilómetros de sexta-feira, terminando a secção da manhã com 4,5 segundos de vantagem para Miguel Garcia Gutiérrez, com Hugo Lopes a 7,9. Mas a tarde seria terrível para os homens da frente da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL. Primeiro foi Vítor Sá, que não conseguiu evitar um incidente que o deixou fora de prova quando se disputava a PEC 6 (Palheiro Ferreiro 2). Foi também nesse troço que a dupla Diogo Marujo / Jorge Carvalho teve um azar que os obrigou a desistir (regressariam no dia seguinte em Super Rally).
Miguel Garcia Gutiérrez iniciava a última especial do dia na liderança (de apenas 1,2 segundos), com Hugo Lopes no seu encalço. Mas o piloto espanhol também teve uma saída de estrada que resultou no seu abandono. Hugo Lopes terminou a sexta-feira com 27,5 segundos de vantagem para a dupla Unai De La Dehesa / Daniel Sosa, com João Sousa / Filipe Fernandes em terceiros a 1min e 45seg. Pedro Mendes Gomes / Bruno Fernandes e Rafael Rêgo / Ana Gonçalves completam o top 5, já a larga distância do líder. No final do dia, quatro desistências (todas por acidente) com a dupla Luís Morais e Alexandre Rodrigues a ficar também pelo caminho na PEC 4.
Hugo Lopes iniciou o derradeiro dia de prova, sábado, com uma boa margem, mas tratou de não facilitar, vencendo as quatro especiais da manhã. Lopes foi sempre o mais rápido, mas o top 3 viu sempre nomes diferentes. João Sousa, Rafael Rêgo e a dupla Pedro Pereira / João Aguiar tentaram encurtar a distância para o líder, sem sucesso. Quem estava mais discreto era Unai De La Dehesa que foi perdendo tempo para o líder a cada especial.
Depois das passagens por Câmara de Lobos 1, Ponta do Sol 1, Calheta 1, e Rosário 1, Hugo Lopes liderava com 57,4 segundos de vantagem para Unai De La Dehesa que se limitava a gerir o esforço. Apesar do seu bom esforço na secção da manhã, João Sousa e Rafael Rêgo eram terceiro e quarto, respetivamente, com a dupla Guilherme Meireles / Pedro Alves a fechar o top 5, pressionados por Pedro Mendes Gomes, que perdeu o lugar no top 5 na PEC 10, mas estava apenas a 11 segundos de Guilherme Meireles que, por sua vez, ainda olhava para o quarto lugar como possibilidade, estando a 28,3 segundos de Rêgo. Faltavam pouco menos de 50 km para o fim da prova e Lopes já tinha uma mão no troféu de vencedor.
Unai De La Dehesa começou a secção da tarde com um triunfo na PEC 12, ganhando 2 segundos a Hugo Lopes, que entrou em modo de gestão, para poupar os pneus para a POWER STAGE, também ela com um fator de multiplicação de 1,2. Unai De La Dehesa venceu as duas especiais seguintes, mas a distância para Lopes nunca foi inferior a 53 segundos. Nas restantes posições do top 5 não se verificaram alterações na ordem estabelecida durante a manhã.
Chegamos à derradeira especial da prova, a segunda passagem pelo mítico troço do Rosário. Hugo Lopes ia tentar fazer a pontuação máxima na POWER STAGE mas foi novamente Unai De La Dehesa que foi o mais rápido. Hugo Lopes ficou-se pelo segundo lugar e Pedro Pereira garantiu o terceiro lugar da última especial.
Contas feitas, Hugo Lopes foi o claro vencedor do Rali Vinho Madeira na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL tendo Unai De La Dehesa ao seu lado no pódio em segundo lugar a 50,7 segundos do vencedor. João Sousa garantiu o terceiro lugar e também provou o champanhe final, tendo ficado a mais de dois minutos de Lopes. Rafael Rêgo e Guilherme Meireles terminaram o rali no top 5. Hugo Lopes está assim muito perto do título na competição nacional, depois de uma excelente jornada na penúltima prova da temporada.
Segunda vitória de Hugo Lopes na Copa Ibérica
Na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, as duplas Hugo Lopes / Valter Cardoso e Miguel Garcia Gutiérrez / Osel Román Ruiz destacaram-se nos primeiros dois dias de competição. Após um empate na PEC 1 (Super Especial Cidade do Funchal), Hugo Lopes venceu a PEC 2 (Campo de Golfe 1), mas Miguel Garcia Gutiérrez dominou as PECs seguintes da manhã (Palheiro Ferreiro 1 e Santana 1), terminando a secção da manhã com uma liderança de 3,4 segundos sobre Lopes.
Na secção da tarde, Lopes reagiu com vitórias na PEC 5 (Campo de Golfe 2) e PEC 6 (Palheiro Ferreiro 2). No entanto, Miguel Garcia Gutiérrez teve uma saída de pista na PEC 7 (Santana 2), que motivou a sua desistência.
Ao final do dia, Hugo Lopes liderava o rali com uma vantagem de 27,5 segundos sobre a dupla Unai De La Dehesa / Daniel Sosa, enquanto João Sousa / Filipe Fernandes eram terceiros, a 1 minuto e 45segundos do líder. Rafael Rêgo / Ana Gonçalves e Pedro Guilherme / Pedro Alves completavam o top 5, ambos a mais de dois minutos do líder.
O derradeiro dia de prova, sábado, começou com Hugo Lopes a ganhar vantagem em todas as especiais da manhã. O PEUGEOT 208 Rally4 #35 surgia invariavelmente no topo da tabela de tempos, com João Sousa, Guilherme Meireles e Rafael Rêgo sempre por perto. Mas, a cada especial, as distâncias para o líder iam aumentando e Lopes terminou a secção da manhã com 57,4 segundos de vantagem para Unai De La Dehesa. João Sousa era terceiro com Rafael Rêgo em quarto a 28 segundos. Rêgo tentava o pódio, mas, ao mesmo tempo, tinha de se defender de Guilherme Meireles, que estava apenas a 11 segundos. A dupla Pedro Silva / Roberto Santos, a 25 segundos de Meireles, ainda sonhava com um lugar no top 5 final.
No entanto, uma tarde muito forte de Unai De La Dehesa, aliada a um ritmo mais conservador de Hugo Lopes, permitiu que o piloto espanhol vencesse as três primeiras especiais da tarde. A distância para Hugo Lopes reduziu-se, mas não ao ponto de colocar em causa a vitória do piloto luso. Na entrada para a última especial do rali, Rosário 2, que contava como POWER STAGE, Lopes tinha 53 segundos de vantagem para Unai De La Dehesa, tendo a vitória praticamente garantida. Restava-lhe tentar amealhar o máximo de pontos na POWER STAGE. Mas a boa sequência de Unai De La Dehesa manteve-se, vencendo a última especial do rali, e obtendo a pontuação máxima na POWER STAGE. Hugo Lopes foi o segundo e Pedro Pereira o terceiro mais rápido no último troço deste Rali.
No somatório final dos tempos. Hugo Lopes venceu o Rali Vinho Madeira na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, com 50,7 segundos de avanço para Unai De La Dehesa. João Sousa completou o pódio final ( a mais de dois minutos) seguindo-se Rafael Rêgo e Guilherme Meireles, que encerraram as contas do top 5. Hugo Lopes está assim muito perto do título na competição ibérica, depois de uma excelente jornada na penúltima prova da temporada.