Será que há uma campanha para chamar à Madeira o ‘Hawaii da Europa’?
Um cidadão publicou na rede social Reddit um texto a dissertar sobre o facto de muita gente chamar à Madeira o ‘Hawaii da Europa’. “Acabei de visitar a Madeira e, além de algumas montanhas verdejantes, não tem nada a ver com o Hawaii”, insurge-se o comentador, que considera aquela comparação “uma completa mentira” e responsabiliza as empresas de marketing por terem começado tal “boato”. Será que o título ‘Hawaii da Europa’ nasceu de uma estratégia preparada, eventualmente para o objectivo de promoção turística da nossa terra?
Desde logo, há que assinalar que os títulos de ‘Hawaii da Europa’ ou ‘Hawaii do Atlântico’ não são atribuídos exclusivamente à Madeira. Numa pesquisa no Youtube é possível encontrar vários vídeos de turistas que dizem ter encontrado algo do ambiente havaiano nalgumas ilhas dos Açores, como São Miguel e Flores, com as suas montanhas verdes e ondas enormes. Há também quem considere que tal título aplica-se a Tenerife, nas Canárias.
Mas não há dúvidas que a Madeira ganha claramente no número de vídeos com a citada designação. São quase todos da autoria de jovens que dinamizam canais dedicados às temáticas das viagens ou das melhores localizações para residência de nómadas digitais e reformados estrangeiros. Não encontrámos vídeos oficiais da Associação de Promoção da Madeira, nem de grandes operadores turísticos ou empresas do sector que utilizem tal analogia na sua mensagem principal.
Qual será, então, a origem o título ‘Hawaii da Europa’ aplicado à Madeira? Nos 52 comentários à mencionada publicação no Reddit são avançadas várias possibilidades. Há quem diga que é ‘culpa’ dos influenciadores de redes como o Tiktok e Youtube que tentam obter cliques de pessoas que fantasiam sobre mudarem a sua residência para a Madeira. “Parece uma campanha de marketing. O objectivo é claro: trazer americanos dos EUA para a Madeira”, diz outra pessoa. Num comentário posterior, um português desmente essa teoria: “Para ser honesto, nós (portugueses e europeus) nunca nos referimos à Madeira ou aos Açores como o Hawaii da Europa. Essa tendência começou recentemente com o número de americanos que querem visitar ou viver aqui. Acho que é apenas uma estratégia de marketing que nós mesmos detestamos”. Outro ainda refere que “as pessoas adoram fazer essas falsas equivalências para efeitos de ‘branding’ [associação de uma marca a determinada ideia]” e que, “até há 10 anos, a Madeira era conhecida apenas pelos turistas idosos ingleses e pelo vinho”.
Será que houve mesmo intenções de marketing na génese do mencionado termo? Um comentário inserido na discussão do Reddit dá uma pista sobre a verdadeira origem, que nada tem a ver com promoção turística ou imobiliária da nossa ilha: “‘Hawaii da Europa’ é um termo que tem sido usado pela comunidade de surfistas para se referir à Madeira. Obviamente, isso espalhou-se para a comunidade não surfista. Em termos de surf, a Madeira é certamente como o Hawaii quando se trata de acesso ao surf com ondas grandes num cenário europeu”.
De facto, numa pesquisa pelos arquivos da imprensa regional, constata-se que as primeiras associações ao Hawaii surgem em reportagens relacionadas com a descoberta do Jardim do Mar como local de eleição para a prática do surf. Há quase 30 anos, uma notícia do DIÁRIO com data de 5 de Fevereiro de 1995, revelava o impacto da publicação de artigos que destacavam o potencial daquela freguesia da Calheta. “Julgo mesmo que a Madeira oferece condições semelhantes ao que podemos encontrar no Hawaii ou no Haiti”, dizia Gonçalo Paes, um surfista continental que se tinha mudado para a nossa ilha devido às características do mar.
No entanto, a primeira vez que o termo ‘Hawaii da Europa’ surgiu associado à Madeira na imprensa regional foi numa reportagem publicada no DIÁRIO a 18 de Fevereiro de 1997 sobre o Billabong Challenge, uma competição de surf realizada no Jardim do Mar. “A Madeira é o Hawaii da Europa”, declarou o representante do patrocinador da prova, que teve cobertura da SIC e de três revistas da especialidade, que ajudaram a difundir o termo.
Posteriormente, a fama do ‘Hawaii da Europa’ espalhou-se além do mundo do surf, mas as campanhas oficiais têm procurado restringir o uso de tal termo à realidade daquele desporto radical náutico. “São cada vez mais os ícones de renome mundial, como Grant ‘Twiggy’ Baker ou Garrett McNamara, a renderem-se ao potencial do surf na Madeira, que é apontada como o Hawaii atlântico”, lê-se na página oficial da Associação de Promoção da Madeira.
Conclui-se, pois, que não corresponde à verdade que os termos ‘Hawaii da Europa’ e ‘Hawaii do Atlântico’ não foram inventados por uma agência de marketing nem surgiram originalmente no âmbito de campanhas de promoção.