DNOTICIAS.PT
Madeira

De olhos postos na estrada

65.º Rali Vinho da Madeira chega hoje ao fim

Dupla Simone Campedelli/Tania Cantom (Skoda Fabia RS Rally2) mostrou-se veloz nas corridas de ontem, mas acabou excluída da competição. 
Dupla Simone Campedelli/Tania Cantom (Skoda Fabia RS Rally2) mostrou-se veloz nas corridas de ontem, mas acabou excluída da competição. , Foto Miguel Espada / ASPRESS

Este é o ducentésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 150 dias para o fim de 2024.

Este sábado, 3 de Agosto, é o derradeiro dia da maior prova de automobilismo da Madeira. O 65.º Rali Vinho da Madeira descobre esta tarde a equipa vencedora, até lá os olhos de milhares de aficionados vão estar atentos ao asfalto. 

Depois da partida, às 8h30, da Praça do Município, na cidade do Funchal, os pilotos seguem para a 8.ª Prova Especial de Classificação (PEC), em Câmara de Lobos, segue-se a 9.ª PEC na Ponta do Sol, depois Calheta (10.ª PEC), Rosário (11.ª PEC), Câmara de Lobos (12.ª PEC), Ponta do Sol (13.ª PEC), Calheta (14.ª) e Rosário (15.ª). 

O Pódio Final e respectiva Entrega de Prémios será, como habitual, na Praça do Povo, na cidade do Funchal, às 18h30. 

Outras iniciativas que marcam a agenda regional de hoje: 

- 15 horas - O Nacional recebe o FC Porto B em jogo do Torneio Autonomia no Estádio da Madeira;

- A partir das 17 horas - Festa de São Paulo na Ribeira Brava;

- 19 horas - Apresentação do plantel do Marítimo para a temporada 2024/2025 no Estádio do Marítimo;

- 21 horas -  O Marítimo receberá o Marítimo La Guaira, nos Barreiros em jogo do Torneio Madeira Autonomia;

Principais acontecimentos registados a  3 de Agosto:

1492 - A armada de Cristóvão Colombo parte do porto andaluz de Palos, em direção à Índia. Chegará à América.

1778 - É inaugurado o Teatro alla Scala de Milão, em Itália, projectado pelo arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, com a ópera L'Europa riconosciuta de Antonio Salieri, com libreto de Mattia Verazi.

1842 - Primeira greve geral da era industrial. Dez mil mineiros ingleses juntam-se aos operários de North Staffordshire na luta por melhores salários. A paralisação atinge todos os setores da economia britânica.

1860 - Tratado de Paz, Amizade e Comércio, em vinte e quatro artigos, entre o rei de Portugal e o imperador do Japão, assinado em Yeddo, Edo, Japão.

1906 - O Reino Unido e a China reconhecem a independência do Tibete.

1914 - Grande Guerra 1914-1918. A Alemanha declara Guerra à França e invade a Bélgica.

1946 - Portugal apresenta o pedido de adesão à ONU, candidatura que é recusada devido à natureza ditatorial do regime.

1959 - Massacre do Pidjiguiti, na Guiné, sob administração portuguesa. As autoridades coloniais ordenam a carga policial sobre os trabalhadores do porto de Bissau, em greve. Morrem 50 pessoas.

1968 - Oliveira Salazar cai de uma cadeira, no Forte de Santo António do Estoril. O agravamento do estado de saúde acusará a existência de um hematoma cerebral.

1969 - Irlanda do Norte. Aumento da violência em Belfast leva o Governo de Londres a destacar o exército para a região, onde chegará no dia 14 de Agosto.

1972 - Greve dos estivadores no Reino Unido. A falta de abastecimento de bens essenciais leva o Governo a decretar o estado de emergência.

1978 - Assassínio de Azzedina Kalak, dirigente da OLP.

1981 - É criado o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

1983 - O Observatório Militar sueco de Hagfors revela ter registado, nos primeiros sete meses do ano, 25 explosões atómicas subterrâneas, levadas a cabo pela União Soviética (13), Estados Unidos (07), França (04) e Reino Unido (01).

1988 - É libertado e expulso da União Soviética o aviador alemão-federal Mathias Rust, de 19 anos, condenado por ter aterrado um avião na Praça Vermelha em Moscovo.

1990 - Conflito no Golfo. O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 661 que impõe sanções ao Iraque por não ter cumprido a ordem de retirada imediata do Kuwait, imposta no dia anterior. Os EUA colocam uma força naval no Golfo Pérsico.

1994 - O Knesset (parlamento) israelita aprova por esmagadora maioria o acordo assinado pelo primeiro-ministro Yitzhak Rabin e o rei Hussein da Jordânia, em 25 de Julho, em Washington, Estados Unidos.

2002 - A Turquia revoga a pena de morte e reconhece os direitos culturais dos curdos. As propostas são aprovadas com a oposição do Partido da Ação Nacionalista.

2003 - Quinze dos 18 distritos de Portugal Continental apresentam fogos florestais incontroláveis. Várias povoações encontram-se em risco. Na Chamusca, distrito de Santarém, morrem duas pessoas.

2004 - Controlo fiscal. Os notários passam a ter de entregar às Finanças informação de todos os atos celebrados, a partir de 1 de outubro.

2004 - Lançamento da nave espacial norte-americana Messenger na base de Cabo Canaveral, Florida, EUA, para investigar a possível  presença de gelo no planeta Mercúrio, a sua geologia e os seus campos magnéticos, o planeta mais próximo do Sol.

2005 - Justiça britânica deduz a primeira acusação, no âmbito das investigações aos atentados de 21 de julho em Londres, contra um homem de 23 anos, de ter conhecimento "entre 23 e 28 de Julho" de informações que podiam "ajudar à detenção, nvestigação ou condenação de outra pessoa por envolvimento, preparação ou instigação de um acto terrorista".

2007 - Entra em vigor a nova Lei da Imigração.

2007 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, veta o diploma que altera o Estatuto dos Jornalistas.

2008 - Nove montanhistas morrem e três desaparecem na queda de um bloco de gelo na encosta do K2, com 8.611 metros de altitude, o segundo maior cume da cordilheira dos Himalaias depois do Evereste.

2009 - O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, é declarado culpado de quatro dos sete crimes que inicialmente estava acusado, num cúmulo jurídico de sete anos, tendo o tribunal determinado uma indemnização de 463 mil euros ao Fisco e perda de mandato.

2011 -- O orçamento retificativo de 2011 é aprovado na generalidade no Parlamento com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS.

2014 - O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, anuncia um plano de capitalização do Banco Espírito Santo (BES) de 4.900 milhões de euros e a separação dos ativos tóxicos ('bad bank') dos restantes que ficam numa nova instituição, o Novo Banco.

2014 - Vítor Bento revela que vai liderar o Novo Banco, a designação dada ao 'banco bom' que resultou da separação do Banco Espírito Santo, e garante que estão afastadas as "incertezas que ameaçavam a instituição".

2015 - A Polícia Federal brasileira detém o ex-ministro José Dirceu, um dos homens mais influentes do Governo do ex-Presidente Lula da Silva, e já condenado por corrupção em 2005, por alegadamente estar envolvido nas irregularidades da Petrobras.

2015 - A Bolsa de Valores de Atenas, Grécia, reabre, depois de cinco semanas encerrada, com uma queda de 22,87%, e o índice geral em 615,12 pontos após as primeiras negociações.

2018 - Um incêndio deflagra em Monchique, no distrito de Faro, e alastra aos concelhos de Silves, Portimão (ambos em Faro) e Odemira (Beja). Mais de 400 operacionais combatem as chamas.

2020 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda, recomenda cautela na análise ao primeiro dia, desde16 de março, em que não houve mortes por covid-19.

2020 - O rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, deixa o país, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

2020 - O Governo francês anuncia que não vai ratificar o acordo de extradição com Hong Kong, devido à imposição, pela China, da nova lei de segurança na antiga colónia britânica, seguindo uma decisão tomada já por outros

2021 - Covid-19: A modalidade de vacinação 'casa aberta' fica disponível para maiores de 30 anos e deixa de estar limitada à vacina Janssen em cerca de 80 centros de vacinação

2023 - Meio milhão de pessoas estão no Parque Eduardo VII, em Lisboa, onde decorre a cerimónia de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), presidida pelo Papa Francisco.

Pensamento do dia:

Não gosto do trabalho, ninguém gosta; mas gosto do que é no trabalho a ocasião de se descobrir a si próprio".  Joseph Conrad (1857-1924), escritor inglês de origem polaca.