DNOTICIAS.PT
Desporto

Avançado suíço Zeki Amdouni reforça Benfica por empréstimo do Burnley

None

O avançado internacional suíço Zeki Amdouni é reforço do Benfica até ao final da temporada, por empréstimo dos ingleses do Burnley, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

"Zeki Amdouni, de 23 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. O avançado suíço chega ao Clube proveniente do Burnley, por empréstimo até ao final da época, com opção de compra", referem as 'águias', no seu site oficial, sem especificar o valor da opção de compra acordada com o emblema inglês.

Amdouni foi contratado pelo Burnley ao Basileia no início da época passada, por 18,6 milhões de euros (ME), mas não conseguiu ajudar o clube a evitar a despromoção da Liga inglesa, em que ficou na penúltima posição.

Pelos 'clarets', assinou cinco golos em 34 jogos (27 como titular) na Premier League, sendo que já esta temporada marcou um golo na goleada da equipa sobre o Cardiff (5-0), na primeira jornada do segundo escalão inglês.

O avançado helvético começou a carreira no Étoile-Carouge, passou pelo Stade Lausanne-Ouchye e pelo Lausanne, mas foi no Basileia que se destacou, em 2022/23, com 52 jogos e 22 golos, 12 dos quais na Liga suíça e sete na Liga Conferência, competição em que dividiu o estatuto de melhor marcador com Arthur Cabral, atual jogador do Benfica e que, à data, atuava na Fiorentina.

Com 19 internacionalizações e sete golos, representou a seleção da Suíça no último Campeonato da Europa, na Alemanha, participando em quatro partidas, sempre saindo do banco de suplentes.

Zeki Amdouni é o quinto reforço assegurado pelo Benfica para a temporada 2024/25, depois do lateral esquerdo Jan-Niklas Beste, dos médios Leandro Barreiro e Renato Sanches, e do avançado Vangelis Pavlidis.

É apenas o terceiro jogador suíço da história dos 'encarnados', sucedendo ao também avançado Haris Seferovic e ao lateral Loris Benito.