DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Obra de Roberto Cunha para ver na Casa-Museu Frederico de Freitas

None

Foi inaugurada, na tarde desta quarta-feira, na Casa-Museu Frederico de Freitas uma exposição sobre a obra de Roberto Cunha, caricaturista e ceramista, nascido na Calheta a 22 de Setembro de 1901.

A mostra, intitulada 'Roberto Cunha, A Paixão Pelo Detalhe', reúne mais de 100 peças que se encontravam dispersas pelos seus familiares, mas também por coleccionadores privados e em museus regionais. Esta exposição vai permitir ao público ter acesso a um conjunto inédito da sua obra invulgar e praticamente desconhecida da grande maioria. 

Na inauguração o secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, enalteceu a disponibilidade dos envolvidos para que o projecto conseguisse chegar a todos. "É muito importante que se encontrem aqui nesta sala não só os familiares do nosso homenageado de hoje, mas acima de tudo que tenha havido esta disponibilidade para fazer parte projecto. E é muito importante também que coleccionadores, investigadores, curiosos da nossa história, que guardam aqui e ali apontamentos e evidências desta nossa memória, possam ser convocados a um projecto desta natureza. Só com a união e a boa vontade de todos é que é possível", proferiu. 

Relevou que esta mostra permite recordar e ver o "legado" deixado por Roberto Cunha. 

Eu estou convicto que hoje se faz história. E faz-se por uma razão muito simples: um artista com a dimensão daquele que nos convida hoje aqui estar, trabalhou a sua vida toda e foi deixando um pouco da sua experiência em vários sítios, domínios, em várias famílias, em várias instituições. Foi espalhando o seu legado. Eduardo Jesus, secretário regional de Economia, Turismo e Cultura. 

A concluir, aponta que esta exposição permite, igualmente, inspirar os artistas mais novos a seguir este caminho. "É um momento particularmente importante por tudo aquilo que foi feito, mas fundamentalmente por aquilo que nos vais permitir fazer".

A exposição temporária ‘Roberto Cunha, A Paixão Pelo Detalhe’ poderá ser vista até 9 de Novembro, podendo ser visitada, com entrada gratuita, de terça a sábado, das 10h00 às 17h30.