Exército ucraniano abate caça russo em Donetsk
O exército ucraniano abateu hoje um caça russo Su-25 que se preparava para atacar posições ucranianas na frente de Kramatorsk, na região oriental de Donetsk, anunciou o grupo estratégico operacional das Forças Armadas ucranianas, Jortitsia.
"O nosso exército abateu um avião russo Su-25 que tentou atacar posições das unidades das nossas forças armadas na frente de Kramatorsk", lê-se num comunicado emitido pelo grupo Jortitsia.
Segundo o porta-voz das forças terrestres ucranianas, Oleksandr Pavliuk, o avião russo foi abatido pela 28.ª Brigada Mecanizada Separada com um sistema de defesa aérea portátil (MANPADS).
A Rússia utiliza a sua aviação na frente oriental para lançar diariamente dezenas de bombas aéreas guiadas para destruir as posições defensivas ucranianas, facilitando assim o avanço terrestre da sua infantaria.
Já na região russa de Rostov, que faz fronteira com a Ucrânia, um ataque de um 'drone' ucraniano causou hoje um incêndio num depósito de combustível, disse o governador Vasily Golubev.
"Em resultado de um ataque de 'drones', deflagrou um incêndio num depósito de combustível no distrito de Kamensky. Não houve vítimas", escreveu Golubev no seu canal Telegram.
O distrito de Kamensky faz fronteira com a região ucraniana de Lugansk, que foi anexada pela Rússia em setembro de 2022.
O governador de Rostov adiantou que na noite de terça-feira os sistemas de defesa aérea abateram quatro drones ucranianos sobre o território da região.
O Ministério da Defesa russo disse que, além dos quatro 'drones' abatidos na região de Rostov, as defesas antiaéreas destruíram oito drones sobre a região de Voronezh, também na fronteira com a Ucrânia, na noite passada.