Cerca de 40 embarcações abrilhantam Regata Canárias-Madeira'2024
Edição de 2024 tem largada prevista para 3 de Setembro na ilha de Lanzarote e chegada à capital madeirense, Funchal.
A 23.ª Regata Internacional Canárias-Madeira deverá contar com uma frota com cerca de 40 embarcações e mais de 250 velejadores.
Marcada para o início de Setembro, entre os dias 3 a 7, este evento internacional promete uma vez mais ser uma emocionante travessia oceânica em vela da classe Cruzeiro, e que irá unir, uma vez mais os arquipélagos da Madeira e Canárias, desta feita, sendo a ilha de Lanzarote a escolhida como porto de largada da edição de 2024.
Organizada pelo Clube Naval do Funchal (CNF) e o Real Club Náutico de Arrecife, com o apoio da Real Federácion Española de Vela, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela da Madeira e Associación Canaria de Clubes Náuticos, a edição deste ano teve esta manhã a sua apresentação oficial na sede da colectividade navalista.
“Num evento com grande tradição o Clube Naval do Funchal quer, uma vez mais, com a realização desta 23.ª edição da regata elevar tudo aquilo que tem sido feito na modalidade da vela, assim como reforçar a união e os laços que existem entre os arquipélagos da Madeira e de Canárias. Através do desporto, neste caso a vela de cruzeiro, voltamos a promover a Madeira como um destino turístico de eleição.” Maria do Livramento, vice-presidente do Clube Naval do Funchal
A responsável máxima pelo CNF, nesta apresentação mostrou-se ainda orgulhosa pelo simples facto da edição deste ano chegar às 40 embarcações inscritas, o que é um número bastante positivo em relação às últimas edições, nomeadamente pós covid-19.
A Madeira volta, desde a primeira edição, em 1978, a ser, não apenas o ponto final desta regata, mas também um destino turístico de excelência para o desporto náutico e não só.
“É com enorme satisfação e orgulho que uma vez mais o Governo Regional apoia este evento internacional que este ano deverá trazer cerca de 250 participantes à Madeira. É mais veículo na aposta da economia azul assim como vem valorizar ainda mais o nosso destino, como destino turístico activo e de fortes ligações ao mar.” Bárbaro Spínola. directora regional do Turismo
Uma vez mais a regata é destinada às classes ORC e Promoção, bem como às categorias Solo (um tripulante) e duo (dois tripulantes). A largada está agendada para o dia 3 de Setembro, na capital de Lanzarote, Arrecife, com as embarcações a terem um percurso de cerca de 291 milhas náuticas até cortar a linha de chegada que, este ano estará localizada na zona da ‘promenade’ do Caniço.
A cerimónia de entrega de prémios tem lugar no dia 7 de Setembro na sede social do CNF.