DNOTICIAS.PT
Desporto

Avançado Deniz Gül contratado pelo FC Porto ao Hammarby

Foto FC Porto
Foto FC Porto

O futebolista sueco Deniz Gül deixou o Hammarby para rumar ao FC Porto, tendo assinado por cinco temporadas, até junho de 2029, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa, oficializando a segunda contratação para 2024/25.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os 'dragões' informaram ter investido 4,5 milhões de euros (ME) fixos pelo passe do avançado, num negócio que poderá proporcionar mais 500.000 euros em variáveis ao atual segundo classificado do escalão principal da Suécia.

Deniz Gül, de 20 anos, somou três golos e duas assistências nos 17 jogos realizados em 2024 pelo Hammarby, clube no qual se tinha lançado como sénior no ano passado, por entre 23 partidas ao serviço da respetiva equipa de reservas, com 14 tentos e dois passes para golo.

"Fiquei muito contente com o interesse do FC Porto e estava ansioso para que tudo se concretizasse. Conheço a história que já fizeram na Liga dos Campeões, sei que conquistaram a prova por duas vezes e que este é um enorme clube", expressou o dianteiro, em declarações aos meios oficiais 'azuis e brancos'.

O internacional sub-21 sueco, de ascendência turca, foi anunciado como reforço do FC Porto no dia seguinte ao avançado espanhol Samuel Omorodion, que chegou proveniente do Atlético de Madrid por 15 ME e representou a primeira contratação na presidência de André Villas-Boas.

"O futebol português é muito melhor do que o sueco. Por isso, este é o maior passo que já dei na minha carreira. Fui muito feliz no Hammarby e consegui esta oportunidade de vir para aqui. É o seguimento perfeito para a minha carreira. Quero criar grandes memórias", concluiu Deniz Gül.

Os 'dragões' também já tinham acionado a cláusula de opção de compra do extremo Francisco Conceição junto dos neerlandeses do Ajax por 10,5 ME, enquanto o defesa central luso-angolano David Carmo, que poderá estar de saída, e o avançado espanhol Fran Navarro regressaram dos empréstimos aos gregos do Olympiacos, vencedores da Liga Conferência.