Festa do Vinho da Madeira com taxa de ocupação hoteleira de 90% e investimento de 160 mil euros
A edição de 2024 da Festa do Vinho da Madeira decorre entre domingo e 15 de Setembro
A Festa do Vinho da Madeira começa já no domingo. Durante a apresentação do evento, que se realizou na Blandy’s Wine Lodge, o secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, revelou que o orçamento deste ano ronda os 160 mil euros, mais 5% do que no ano passado.
Quanto à taxa de ocupação hoteleira, adiantou que será de 90%, coincidindo com o que foi registado no ano passado.
De acordo com o governante, o programa contempla "um espaço de restauração, de degustação, de experiências e de momentos bastante diferenciados".
No Madeira Wine Lounge, na Praça do Povo, o evento decorrerá de domingo a quinta-feira, das 18h00 às 23h00. Já na sexta-feira e no sábado será das 18h00 à meia-noite.
Neste espaço, haverá balcões com 11 produtores de Vinho Madeira, licorosos e tranquilos; uma área de entretenimento, assim como uma área destinada à gastronomia local.
Há sempre este cuidado de associar a gastronomia à Festa do Vinho, para que haja essa combinação de sabores". Eduardo Jesus
Além disso, revelou que irão ocorrer nove provas comentadas com produtores de Vinho Madeira, sendo este "um momento importante", na medida em que "dá a conhecer o produto", convidando as pessoas a prová-lo.
Estão igualmente agendadas quatro masterclasses de Vinho Madeira, um festival de cocktail e três jantares de harmonização, “com direcção de três chefs, que vão preparar uma oferta gastronómica associada aos vinhos apresentados”.
Em termos de animação, a Festa do Vinho Madeira contará com 62 momentos diferentes entre concertos e actuações, num evento que irá envolver cinco concelhos, seguindo a lógica do ano passado de descentralização.
Envolvemos um total de cinco concelhos: Funchal, Câmara de Lobos, São Vicente, Porto Moniz e Ribeira Brava”. Eduardo Jesus
De referir que estão previstas 15 actuações, integradas na 19.ª Semana Europeia do Folclore, entre 25 e 29 de Agosto (amanhã e quinta-feira), pelas 21h00, no auditório do Jardim Municipal do Funchal e anfiteatro Elisa da Costa e Silva da Fonseca, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, sendo esta uma iniciativa organizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.
Um dos momentos altos é a Festa da Vindima do Estreito de Câmara de Lobos, com organização da Associação Cultural e Recreativa do Estreito de Câmara de Lobos, que se realiza a 7 de Setembro.
Segundo Eduardo Jesus, esta festa destaca-se das restantes pelo "facto de permitir a realização de momentos bastante diferenciados em zonas distintas da Região".
A Festa do Vinho da Madeira envolve um total de 1.400 pessoas, estando o seu término agendado para o dia 15 de Setembro.
Pequena quebra na produção de uva
O presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira( IVBAM), Tiago Freitas, adiantou que o período de vindima começou a 19 de Agosto, havendo de momento “cerca de 2 mil toneladas de uvas processadas”.
A previsão é que haja “uma pequena quebra de produção”, conforme referiu o responsável, estando, no entanto, “tudo a correr dentro da normalidade e daquilo que é expectável”. Por outro lado, clarificou que os incêndios que têm assolado a Madeira nos últimos dias não prejudicaram a produção.