DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

RIR critica realização dos 'Fachos' em dias de incêndios

None

"Face à situação atual vivida na Madeira, atendendo à exaustão das equipas de estão a combater os incêndios há já 8 dias, bem como ao sofrimento das populações das zonas afectadas, achamos um total desrespeito a decisão da Câmara Municipal de Machico em manter a realização da Festa dos Fachos". É esta a posição do partido RIR face à realização da tradição dos 'Fachos', no sábado.

Embora tenham assegurado as condições de segurança necessárias, "a verdade é que existem formas alternativas que poderiam ser utilizadas este ano na realização desta tradição secular".

Damos o exemplo da utilização de candeeiros de luz solar, que dariam o brilho necessário à festa e sem colocar a população em risco. Não seria por ser diferente um ano, que esta tradição tão simbólica para Machico, se iria extinguir. Manifestamos igualmente a nossa satisfação pela vinda das aeronaves que irão certamente ser um auxílio crucial no combate às chamas nas zonas de difícil acesso. Liana Reis, coordenadora regional do Partido Reagir Incluir Reciclar

O partido aproveita igualmente para manifestar a "indignação" em relação às conferências de imprensa sobre o ponto de situação dos incêndios, bem como entrevistas ao presidente do Governo Regional, secretário regional da Protecção Civil e presidente da mesma.

Além da postura de arrogância e prepotência a que Miguel Albuquerque já nos habituou, vemos responsáveis da Proteção Civil sem qualquer preparação para falar sobre os incêndios e da funcionalidade/utilidade dos meios de combate existente e pedidos. Para não falar das contradições entre os mesmos. Falar de sucesso quando a situação ainda se encontra em fase crítica, é lamentavelmente outra imprudência de Miguel Albuquerque. Não se perderam vidas, nem tão pouco infraestruturas de primeira habitação e essenciais ao nosso quotidiano mas e as culturas? E as colmeias? E o património natural da Madeira? Não são perdas importantes? Não sabemos sinceramente em que mundo vive Miguel Albuquerque! Não podemos deixar de manifestar a nossa mais sincera solidariedade para com a população afectada por estes incêndios e um eterno agradecimento a todos os profissionais que estão no terreno. Liana Reis, coordenadora regional do Partido Reagir Incluir Reciclar