Incêndio continua activo no Pico Ruivo e na Lombada da Ponta do Sol
O incêndio continua activo no concelho de Santana, mais concretamente na Cordilheira Central Pico Ruivo (e Pico do Gato), e ainda nas zonas altas da Ponta do Sol, na zona da Lombada. Este é o ponto de situação feito pelo Serviço Regional de Protecção Civil, pelas 12 horas desta quinta-feira.
Mais ainda que, no terreno, encontram-se "mais de uma dezena de meios, o meio aéreo e mais de 125 operacionais composto por elementos de todos os corpos de bombeiros da RAM, Bombeiros dos Açores e Força Especial de Proteção Civil".
A Especial da Proteção Civil encontra-se, hoje, a realizar a sua actividade no concelho da Ponta do Sol, onde o fogo continua nas zonas altas longe de área habitacional.
"No foco entre o Pico Ruivo e o Pico do Gato, a frente activa está a ramificar-se com pouca intensidade e mantém-se numa zona de difícil acesso. Neste teatro de operações temos destacados mais de uma dezena de homens afectos aos Corpos de Bombeiros de Santana e Santa Cruz. O meio aéreo concentra a sua actividade neste local", explica a nota enviada à imprensa.
"Mais informamos que os aviões Canadair já chegaram ao aeroporto do Porto Santo e nas próximas horas será desencadeado toda a logística inerente ao início da sua atividade no combate aos incêndios na Madeira, com principal foco na Cordilheira Central", refere.
Dois Canadair já estão no Porto Santo para apoiar combate aos incêndios na Madeira
Os dois aviões Canadair, que serão empenhados no combate ao incêndio que lavra na Madeira, já chegaram ao Porto Santo. Separados por alguns minutos, as aeronaves chegaram à ilha dourada, de onde devem seguir para combate às chamas.