DNOTICIAS.PT
Mundo

Concurso de fogo-de-artifício de Macau conta com presença portuguesa

Ainda não se sabe qual será, mas a Macedo's Pirotecnia, reconhecida pelo espectáculo de Fim-de-Ano na Madeira e por organizar o Festival do Atlântico, participou em 2023 pela 5.ª vez e já venceu em 2000. Portugal já venceu por 4 vezes

None

Uma equipa portuguesa vai estar presente no Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, entre 7 de Setembro e 6 de Outubro, disse hoje à Lusa a Direção dos Serviços de Turismo (DST) da região.

Um dos 10 espetáculos previstos para a 32.ª edição do concurso será apresentado por uma empresa vinda de Portugal, disse um porta-voz da DST, acrescentando que mais detalhes só serão revelados na próxima semana.

Na edição de 2023, a primeira após uma pausa de três anos devido à pandemia de covid-19, a Macedo's Pirotecnia apresentou o espetáculo "Supernova", em 1 de Outubro, Dia Nacional da China.

A Macedo's Pirotecnia, com sede no concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, participou pela quinta vez no concurso, tendo vencido em 2000, a 12.ª edição, a primeira realizada depois da transição de administração de Macau de Portugal para a China.

Além de Portugal, o concurso de 2023 apresentou espetáculos com uma duração de 18 minutos, a combinar fogo-de-artifício e música, de companhias vindas da Austrália, da Suíça, da Áustria, da Rússia, das Filipinas, do Japão, do Reino Unido, da Alemanha e da China.

O Reino Unido foi o vencedor e a China e o Japão ficaram no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A edição deste ano irá decorrer no âmbito das celebrações dos 75 anos da fundação da República Popular da China e dos 25 anos da transferência de administração de Macau.

O concurso coincide parcialmente com a chamada 'semana dourada' do Dia Nacional da China. No ano passado, Macau recebeu mais de 116.500 turistas por dia nesse período, que concentrou vários feriados, entre 29 de setembro e 06 de outubro.

A 'semana dourada' de outubro constitui o segundo maior movimento de massas na China, a seguir ao período do Ano Novo Lunar, principal festa tradicional das famílias, que acontece em janeiro ou fevereiro, consoante o calendário lunar.