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Madeira

MPT defende novo aeroporto para a Madeira

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O Movimento Partido da Terra (MPT) defende que “a construção de uma segunda pista ou de um aeroporto alternativo em áreas menos expostas aos ventos deve ser seriamente considerada”, por forma a resolver a questão dos repetidos condicionamentos do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo.

Esta é uma das quatro propostas de solução que o MPT tornou públicas hoje, através de uma nota de imprensa. Alega o partido que “o Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo tem sido, repetidamente, o epicentro de crises que poderiam ter sido evitadas com uma gestão competente e visão estratégica por parte do Governo Regional”, acrescentando que “no recente episódio de Agosto de 2024, mais de 60 voos foram cancelados em apenas três dias devido aos ventos fortes, deixando cerca de 5.000 passageiros retidos, sem soluções alternativas e com apoio inadequado”. Diz o MPT que “este cenário, que se repete todos os anos, não só prejudica a reputação da Madeira como destino turístico, mas também acarreta prejuízos financeiros significativos para a economia regional”, notando que “estudos económicos revelam que cada dia de operações interrompidas no aeroporto pode custar à região entre 1,5 a 2 milhões de euros, somando perdas diretas no setor do turismo, comércio local e serviços”, pelo que “em apenas um mês marcado por ventos adversos, as perdas podem ultrapassar os 30 milhões de euros”.

Defende ainda que “o impacto a longo prazo na imagem da Madeira é alarmante”, considerando que “com a repetição constante de cancelamentos, a confiança dos turistas em escolher a Madeira como destino começa a ser abalada, resultando numa diminuição das reservas”. “Um estudo recente sugere que uma redução de apenas 5% na procura turística pode representar uma quebra de até 10 milhões de euros nas receitas anuais, prejudicando ainda mais a economia da ilha”, complementa.

Por tudo isto, o MPT propõe “a implementação de sistemas de monitorização meteorológica de alta precisão, adaptados às condições específicas da Madeira”, que “podem ajudar a mitigar os impactos dos ventos fortes”. Com estas tecnologias, prossegue “é possível prever e ajustar as operações aeroportuárias com maior eficácia, evitando até 40% dos cancelamentos actuais”, sublinhando que “este tipo de investimento teria um retorno garantido ao reduzir as perdas financeiras acumuladas ao longo do ano”.

Outras das propostas passa pela “criação de acordos de emergência com hotéis e transportadoras, assim como a disponibilização de fundos de reserva para apoiar os passageiros, pode reduzir em até 60% o impacto financeiro destes incidentes”, defendendo que “um plano bem estruturado pode evitar a repetição do caos observado no aeroporto, protegendo os interesses da população e dos turistas”.

Sobre a já referida construção de uma segunda pista ou de um aeroporto alternativo, advoga o MPT que “estudos indicam que uma infraestrutura adicional deste tipo pode reduzir os cancelamentos em até 70%, reforçando a conectividade da ilha”, notando que “embora esta seja uma solução de maior escala e custo, o retorno a longo prazo, com base nas perdas evitadas, justifica plenamente o investimento”.

A quarta e última proposta defende “a introdução de transportes marítimos rápidos, que possam servir de alternativa ao transporte aéreo, pode atenuar o impacto das interrupções”, adiantando que “este tipo de solução garantiria a manutenção da conectividade da ilha mesmo em momentos críticos, preservando parte da actividade turística e comercial. “Estudos apontam que esta medida poderia reduzir o impacto económico em até 25% durante os períodos de crise no aeroporto”, complementa o comunicado do MPT.