Incêndio no Curral das Freiras é "a maior preocupação deste momento"
O presidente da Protecção Civil da Madeira, António Nunes, revelou, hoje, que o incêndio no Curral das Freiras é "a maior preocupação deste momento".
O incêndio está a progredir de forma ascendente em direcção a Este, isto é, para os picos mais altos, mas também de forma descendente em direcção à Fajã dos Cardos e é isso que nos traz algumas preocupações". António Nunes
No combate às chamas estão "19 operacionais e sete meios".
Chamas descontroladas no Curral das Freiras
Fogo está a descer a encosta, mas está num local de difícil acesso
Relativamente à Serra de Água, neste momento existem quatro frentes activas, "todas de fraca intensidade".
Já a frente activa na Encumeada "passou a Estalagem", subindo a serra, mas também "com fraca intensidade".
Esperamos que não tenha desenvolvimentos daí por adiante". António Nunes
Quanto à Ponta do Sol, as atenções estão centradas na Quintinha da Lombada e na Furna, "com as chamas a progredirem no sentido Norte/Sul e a aproximarem-se das habitações, sem, no entanto, apresentar "grandes preocupações". Tanto que, segundo António Nunes, foi reduzido o número de elementos no combate a este incêndio.
De acordo com o presidente da Protecção Civil, o incêndio que lavra nos Canhas "também está com muito pouca intensidade", mas por ser uma zona de difícil acesso "não existem condições para fazer o combate às chamas de forma apeada".
"Neste teatro de operações temos 14 meios e 55 operacionais que, entretanto, vão ser revezados por outros que estiveram a descansar", revelou.
Até à data, não existem outras habitações em risco.