DNOTICIAS.PT
Desporto

Do Jardim da Serra para o patamar mais alto do futsal português

Marco Gomes foi o primeiro jogador madeirense a disputar a principal liga nacional de futsal, uma meta pessoal que conseguiu atingir antes dos 24 anos, com o objectivo de orgulhar os pais

Marquinho foi o primeiro jogador madeirense a disputar a Liga Placard Futsal
Marquinho foi o primeiro jogador madeirense a disputar a Liga Placard Futsal

Marquinho, como é conhecido no mundo desportivo, é o entrevistado da rubrica DIÁRIO-Desporto, presente no YouTube, onde abordou o seu percurso no futsal e contou como se sente por ser o primeiro madeirense a participar na principal liga da modalidade em Portugal, ao serviço do Ferreira do Zêzere.

“É muito bom, mas vou ser sincero, não me importava de ser o 10.º a chegar lá. A minha realização é pessoal e, com o único objectivo de orgulhar os meus pais, porque sei o quanto sacrificaram para que eu pudesse continuar a correr atrás do meu sonho”

O atleta, de 24 anos, admite que sente uma responsabilidade acrescida, “porque se existia pessoas que achavam que um madeirense não podia lá chegar, o que não devia acontecer, agora começam a ver essa possibilidade de outra forma”, referindo ainda que é sempre mais fácil acreditar depois de alguém o fazer.

Na entrevista que teve lugar no Pavilhão do Club Sport Marítimo, - emblema onde começou por jogar futebol, tendo transitado, posteriormente, para o futsal ainda na formação - Marquinho garantiu que “existe ainda uma falsa ideia de que é fácil continuar a lutar pelo sonho, mas não é”, frisando ainda que para fazer esse percurso é fundamental um apoio exterior muito forte, mesmo que exista muita vontade por parte do atleta.

“O que me deu essa força foi saber que os meus pais remavam comigo para que desse certo”, explicou, enfatizando que o mais difícil da adaptação foi estar longe da família, mas que o ajudou a crescer.

Sobre a actualidade da modalidade na Região, acredita que falta mais investimento por parte do Governo Regional, apesar de reconhecer que é difícil apostar quando não há o retorno que outras dão, mas não descarta a importância de o fazer para valorizar os muitos talentos que existem.

O atleta madeirense já não vai representar o Ferreira do Zêzere na temporada 2024/25, mas vai continuar a disputar a Liga Placard de futsal.

Veja a entrevista completa e fique a saber quais foram os momentos mais marcantes enquanto jogador profissional e que conselho deixa aos jovens atletas.