DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Alguns sistemas da Águas e Resíduos da Madeira colapsaram

Empresa pública empenha esforços para garantir acesso à rede nas freguesias da Serra de Água e Curral das Freiras

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Alguns sistemas da Águas e Resíduos da Madeira (ARM) colapsaram devido aos incêndios. Foi o presidente da empresa pública, Amílcar Gonçalves, quem avançou com a informação, dando nota de que a ARM canalizou, sobretudo nos últimos dias, um grande volume de todos os seus recursos hídricos para os bombeiros combaterem as chamas em pontos críticos.

"Demos toda a água possível e imaginária para prestar esse auxílio no combate aos incêndios e houve sistemas que colapsaram. Agora estamos, no fundo, a proceder à reposição desses sistemas, o que implica alguns cuidados, pelo que está a ser feito de forma progressiva", indicou o engenheiro civil, em referência aos casos específicos da Serra de Água e Curral das Freiras.

Estamos a tentar corrigir situações hidráulicas que ficaram obstruídas na sequência dos elevados consumos e da quebra do sistema. Aos poucos estamos a restabelecer o abastecimento. É uma situação progressiva - isso está a acontecer - e continuamos a fazer as reparações necessárias, tanto na Ribeira Brava, como no Curral das Freiras. No fundo, restabelecer os sistemas de forma a que as pessoas, quando regressarem a casa, tenham água para se abastecer. Amílcar Gonçalves

Ao DIÁRIO, Amílcar Gonçalves confirma que as equipas da ARM estão no terreno desde o primeiro momento, inclusive na última noite, na freguesia da Serra de Água, correndo até alguns riscos para que nada falhe aos bombeiros, agentes da autoridade e população que, a todo o custo, têm travado o avanço das chamas.

"As equipas estão no terreno e ontem à noite foi mesmo muito, muito arriscado. Fizemos essa reparação, mesmo correndo em alguns riscos", indicou, lamentando qualquer inconveniente à população, sobretudo aos residentes das freguesias da Serra de Água e Curral das Freiras que tiveram de ser evacuados e que agora regressam a casa e não têm água na rede.

ARM apela à moderação no consumo de água perante avisos de tempo quente e incêndios

A ARM – Águas e Resíduos da Madeira, empresa pública que exploração e a gestão do sistema multimunicipal de águas e de resíduos da Região, lançou hoje um apelo à população, pedindo moderação no consumo de água, tendo em conta os avisos meteorológicos para tempo quente em vigor no arquipélago, bem como alastrar dos incêndios em várias frentes na zona Oeste. 

Espero que as pessoas compreendam. Não é um trabalho nada fácil. A rede é muito capilar - vai por veredas, estradas, por zonas muito difíceis - e o cenário de ontem era dantesco. Tinha de haver alguns cuidados e estamos a aproveitar agora esta acalmia para repor todo o sistema, tanto na Serra de Água, como no Curral das Freiras. Amílcar Gonçalves