Operacionais dos Açores vão apoiar no combate aos incêndios na Madeira
Secretário Regional de Protecção Civil já está em contacto com congénere açoriano
Informação foi avançada pelo presidente do Governo Regional, em declarações à RTP Madeira, no posto de comando instalado na Eira do Serrado
"Estamos a acordar [a vinda de operacionais do Açores]", avançou ao início da tarde de hoje, o presidente do Governo Regional da Madeira.
Miguel Albuquerque, acompanhado de Pedro de Ramos, falava aos jornalistas no posto de comando instalado na Eira do Serrado.
"Temos de arranjar alojamento. Estamos a fazer isso e o nosso secretário regional [de Protecção Civil] já está em contacto com o secretário dos Açores", indicou o governante.
O secretário regional de Saúde e Protecção Civil madeirense indicou, por seu turno, que ainda não há previsão sobre quando chegará a ajuda.
"Neste momento ainda não [sabemos]. Nós estamos à espera da actuação da equipa do continente, que já está no terreno na Serra D'Água em força", explicou Pedro Ramos. "São quase os 60 elementos que estão disponíveis", precisou o governante com a tutela da protecção civil, clarificando que, consonante a evolução das condições climatéricas, será (ou não) necessário activar a ajuda oferecida pelo Governo açoriano
"O secretário regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, está já preparado para esta eventualidade que nós, depois, poderemos ou não considerar, mas temos de ter em vista dada aa evolução da situação durante o dia de hoje", resumiu Pedro Ramos.
O Governo dos Açores manifestou hoje disponibilidade para enviar meios operacionais para ajudar a combater o incêndio na Madeira, tendo organizada uma equipa.
De acordo com uma nota de imprensa do Governo dos Açores, citada pela Agência Lusa, o secretário regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, que tem a tutela da Proteção Civil nos Açores, contactou o secretário regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, demonstrando "total disponibilidade e prontidão do Governo dos Açores para enviar meios operacionais humanos para reforçar o atual dispositivo".
O executivo açoriano revela que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) "tem organizada uma equipa, em caso de necessidade, para ajudar no combate ao incêndio, composta por elementos dos corpos de bombeiros e um operacional".