DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Filipe Sousa deixa mensagem de agradecimento aos bombeiros no terreno

"As omissões, os erros e as eventuais culpas devem ser deixadas para a hora certa", diz o autarca santa-cruzense

None
Foto Aspress

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, agradeceu hoje publicamente "aos que lutam para salvar o que é seu e aos que estão no teatro de operações e nunca abandonaram a população: os nossos bombeiros".

A estes homens, heróis que se juntam ao heroísmo do nosso povo, deixo o meu sincero agradecimento e a minha imensa homenagem. Desejo que a força não vos falte, que o ânimo não vos abandone a curvo-me perante a vossa entrega e dedicação. São estes os homens de quem se deve falar neste momento, são estes os homens que merecem o nosso apoio, porque são eles que arriscam a vida para estar ao lado de quem precisa, são eles que estiveram lá desde a primeira hora.

Numa nota remetida às redações, o autarca expressou também "a solidariedade possível a quem tudo perdeu".

Penso que não há um madeirense que não sinta de forma intensa o que está acontecer e que não compartilhe a dor de ver a nossa ilha e a nossa gente tão profundamente atingida por uma catástrofe. As imagens da nossa paisagem devorada pelas chamas, da nossa gente tão triste e desamparada são desoladoras.

"No meio de tudo", Filipe Sousa refere-se ainda em tom crítico ao "desnorte total de quem deveria ter estado, desde a primeira hora, ao comando e tomando as decisões certas e adequadas". Não obstante, ressalva que "as omissões, os erros e as eventuais culpas devem ser deixadas para a hora certa".

Miguel Albuquerque refuta críticas e fala em fogo posto

O presidente do Governo Regional, que chegou esta noite do Porto Santo a bordo do 'Lobo Marinho', esteve já esta noite no posto de comando de combate aos incêndios instalado no Curral das Freiras, salientou que não desvalorizou a necessidade de pedir ajuda à República, salientando que infelizmente a região vê-se a braços, uma vez mais, com fogo posto.

O incêndio que assola a Região deflagrou na passada quarta-feira e, na noite de ontem, atingiu grandes proporções na Ribeira Brava e em Câmara de Lobos. Neste momento tem três frentes activas.

Incêndio continua com três frentes activas

Força Especial que veio do continente esteve a fazer o reconhecimento do terreno