Padre natural do Curral das Freiras critica retirada do gado das serras da Madeira
"Enquanto houve gado nunca vimos estes picos a arder", escreve o pároco Silvano Gonçalves
O padre Silvano Gonçalves, actual pároco da Calheta, que é natural da freguesia do Curral das Freiras, hoje assolada pela chamas, voltou reacender a polémica da pastorícia como forma de silvicultura preventiva e de combate aos incêndios florestais.
Numa publicação na sua página de Facebook, que retrata o alastrar das chamas nas encostas do Curral das Feiras, o pároco desafia os defensores da retirada do gado das serras da Madeira a visitar aquela freguesia do concelho de Câmara de Lobos.
"Será que quem se lembrou de tirar o gado da serra vai hoje fazer uma visita ao Curral das Freiras? Não aconselho... está lindo está! Na minha infância, enquanto houve gado nunca vimos estes picos a arder", escreve o padre Silvano Gonçalves.
O incêndio, que deflagrou na passada quarta-feira na Ribeira Brava e propagou-se no dia seguinte ao município contíguo de Câmara de Lobos, está a ser combatido no terreno por um total de 56 operacionais de várias corporações da Região, tendo alcançado esta madrugada a freguesia do Curral das Freiras.
Mais de 50 pessoas evacuadas de casas no Curral das Freiras
Mais de 50 pessoas foram esta noite evacuadas das suas casas no Curral das Freiras devido ao grande incêndio que tem agora duas frentes activas nesta freguesia, nos sítios da Terra Chã e Seara Velha.