Cafôfo classifica de "incompreensível e irresponsável" recusa de apoio da República
O líder parlamentar do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, classificou hoje de "incompreensível e irresponsável" a recusa do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, em aceitar o apoio do Governo da República no combate aos incêndios.
Albuquerque recusa apoio da República para combate ao incêndio
Presidente do Governo Regional disse que os meios no terreno são suficientes
Numa publicação na sua página de Facebook, o deputado socialista no parlamento madeirense realça que "vamos para o quarto dia de um incêndio que atinge dois concelhos, Ribeira Brava e Câmara de Lobos" e que o mesmo "ameaça chegar ao Funchal".
"O IPMA continua a prever risco de incêndio muito elevado e elevado, e deverá elevar o aviso amarelo para laranja até segunda-feira devido à persistência de tempo quente. Se é certo que o fogo avança em zonas de difícil acesso, o mesmo progride e já passou perto de algumas casas, e seria cauteloso reforçar meios para que, na eventualidade de atingir zonas populacionais, os meios fossem em número suficiente para evitar uma tragédia", defende Paulo Cafôfo, colocando a tónica na prevenção.
O dirigente do PS/Madeira considera, por isso, esta recusa de Miguel Albuquerque demonstra que "não podemos confiar naquele que deveria ser o primeiro a garantir a segurança de pessoas e bens".
O incêndio, que deflagrou na passada quarta-feira na Ribeira Brava e propagou-se no dia seguinte ao município contíguo de Câmara de Lobos, está a ser combatido no terreno por um total de 56 operacionais de várias corporações da Região, tendo alcançado esta madrugada a freguesia do Curral das Freiras.
Mais de 50 pessoas evacuadas de casas no Curral das Freiras
Mais de 50 pessoas foram esta noite evacuadas das suas casas no Curral das Freiras devido ao grande incêndio que tem agora duas frentes activas nesta freguesia, nos sítios da Terra Chã e Seara Velha.