O novo Código de Estrada

Não sei bem quando foi, mas, nos últimos dois anos, algures durante esse período, deve ter havido uma alteração ao código da estrada que me passou, completamente, ao lado. Notei que muitas leis foram alteradas e muito bem! Já não era sem tempo! Ora, vejamos. Já é permitido estacionar em qualquer sítio. Observo os condutores a estacionarem em plena estrada, em linhas amarelas, em cima de passeios, ou seja, qualquer lugar vago é utilizável. Parques de estacionamento para quê? Assim é mais económico, sem dúvida! Outra alteração que percebi é a utilização de telemóveis durante a condução. Já é permitido atender telemóveis, incluindo os condutores de transportes públicos de passageiros, o que acho fantástico! E, já agora, porquê gastar dinheiro em auriculares ou num suporte para o aparelho se todos têm duas mãos e uma no volante é mais que suficiente?! Outra medida que, digo-vos que há muito era esperada, é a possibilidade de parar o carro em qualquer lugar para tirar fotos. Podemos parar na faixa de rodagem, dentro e fora das localidades ou em qualquer sítio digno de registo, pois o que importa, verdadeiramente, é a captura de momentos extraordinários, como, por exemplo, portas pintadas, parques ao ar livre, navios de cruzeiros a atracar, etc. Que não se desperdice a captura de um momento importantíssimo para mais tarde recordar! Esta alteração também é valida para passear os cães, podemos parar em qualquer local e não é necessário ligar os piscas. Uma mudança extraordinária no novo código da estrada é a questão da sinalização. Realmente, porquê que tenho que devo esperar alguns minutos num sinal vermelho se posso passar com cuidado? Tenho pressa quero lá saber dos semáforos… Também percebi que para quem quer virar à esquerda, ao mudar de direção, antes era o mais à esquerda possível, agora é o mais à direita possível. Assim facilita quem quer ultrapassar sem qualquer risco de provocar um acidente. No antigo código da estrada as linhas tracejadas e contínuas nas faixas de rodagem separavam as vias de circulação. Atualmente, constatei, que as linhas são para orientar a circulação, ou seja, o veículo deve seguir sob as linhas orientadoras. Desta forma a estrada fica mais ampla, aliás, como deve ser! Confesso que fiquei surpreso, mas feliz. Também já é permitido os peões passarem nas estradas fora das passadeiras. O que facilita imenso as pessoas, em vez de darem mais 20 passos até uma passadeira passam onde dá mais jeito, acho uma excelente alteração! Entre estas mudanças há outras, mas a que mais me surpreendeu pela positiva é a alteração da via rápida. Antes eram duas faixas no sentido Funchal-Caniçal e outras duas no sentido Caniçal-Funchal. Agora passou a ser 4 faixas de dois sentidos cada. Assim, sim! Sempre me questionei qual seria a lógica de duas faixas de rodagem para cada lado?! Agora podemos até fazer inversão de marcha nas vias de aceleração, um engano toda a vida houve!

Lembro-me quando fui buscar a minha licença de condução, um dos examinadores disse-me: “Sabe o que significa prudência? Deve ter sempre prudência na estrada.” Nunca me esqueci destas palavras, mas atualmente, na cidade do Funchal, principalmente, na baixa, nem com prudência, nem com paciência. Não sou católico praticante, mas todos os dias dou por mim a benzer-me desde a saída de casa até ao trabalho. Acho que pratico o ato de bendição umas vinte vezes, sei lá, mas mesmo assim não há reza que modifique o que se vê nas estradas do Funchal.

N. Nunes