Descurar da saúde oral pode provocar problemas cardíacos e infertilidade
A médica dentista, Carolina Cardoso deu conta dos sinais a ter em atenção quando a higiene oral não está a ser suficiente e explicou a importância de não passar a boca por água depois de escovar os dentes
A rubrica desta semana abordou a importância de não descurar da higiene oral, porque a boca deve ser a primeira barreira contra as bactérias, que podem representar sérios riscos para a saúde.
De acordo com Carolina Cardoso, dentista de profissão, uma higiene precária pode provocar não só problemas na zona da boca, mas também resultar em consequências na saúde sistémica, como problemas cardíacos e até gerar, nas mulheres, problemas em engravidar.
“Quando temos muitas bactérias na boca a nossa saúde cardíaca também é afectada, porque as mesmas podem migrar da cavidade oral para o coração e afectar as válvulas do coração, o que leva a que muitas vezes seja necessária cirurgia para as substituir” Carolina Cardoso, médica dentista
A profissional de saúde deu conta que o sangramento das gengivas pode indicar presença de placa bacteriana nos dentes, mas que também pode acontecer quando as mulheres estão menstruadas ou a atravessar a puberdade, altura em que existe maior variação hormonal.
Sabia que deve passar o fio dentário antes de lavar os dentes e que não deve passar a boca por água depois da escovagem?
Fique com toda a explicação de Carolina Cardoso, que ainda deixou a melhor estratégia quando o assunto é uma correcta higiene oral.