DNOTICIAS.PT
Madeira

Lugar de Baixo registou 29 dias com temperatura máxima superior a 25º C em Julho

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

No passado mês de Julho de 2024, "a temperatura média mais elevada (24,1 °C) foi registada na estação do Lugar de Baixo e a temperatura média mais baixa foi registada no Santo da Serra (18,0 °C)", de acordo com a síntese dos principais dados meteorológicos desse mês, divulgados hoje pela Direção regional de Estatística da Madeira (DREM), cedida pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Região Autónoma da Madeira.

Comparativamente às normais climatológicas de Julho, refere a DREM, "todas as estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação (7 estações) apresentaram valores superiores, destacando-se o Chão do Areeiro com +3,6 °C de desvio face à normal desta estação", sendo que "no que respeita às temperaturas máxima e mínima absolutas registadas no mês de Julho, o extremo máximo de 31,4 °C foi registado na estação do Pico Alto (no dia 25). O extremo mínimo foi registado na estação do Pico do Areeiro (6,6 °C no dia 2). Destaque para a estação do Lugar de Baixo a registar 29 dias (em 31) com temperaturas máximas superiores a 25 ºC, quando o valor da normal para esta estação, é de 14,9 dias", sinaliza.

Também houve chuva

Em Julho, garantem os dados meteorológicos, também ocorreu precipitação, mas pouca.  "O valor mais elevado de precipitação total foi registado na estação meteorológica de Santana (48,4 mm). No entanto, foi na estação de São Vicente, no dia 29, que se observou o maior valor diário de precipitação (19,9 mm)", calcula.

"Em comparação com a normal climatológica 1961-1990 do mês de Julho, destaca-se a estação de Santana com uma anomalia positiva de 21,2 mm, sendo a normal igual a 27,2 mm. Santo da Serra e Porto Santo/Aeroporto também registaram desvios positivos em relação à normal de Julho. Por outro lado, a estação do Chão do Areeiro registou uma precipitação total de apenas 2,3 mm, valor inferior à normal (13,2 mm)", salienta.

Já analisando os "dias com precipitação (dias com chuva, chuvosos e muito chuvosos), conclui-se que o máximo de dias com chuva (dias com 0,1 mm de precipitação ou mais) foi registado na estação do Santo da Serra (22 dias). O máximo de dias chuvosos (dias com 1,0 mm de precipitação ou mais) foi registado nas estações do Santo da Serra e de Santana (9 dias). Esta última estação registou ainda 2 dias muito chuvosos (dias com 10 mm de precipitação ou mais)".

Sete estações com 100% de humidade relativa do ar

Em Julho de 2024, contabiliza a DREM, "os valores médios mensais da humidade relativa do ar variaram entre 44% no Pico do Areeiro, e 95% no Santo da Serra. O valor mínimo diário da humidade relativa do ar (3%) foi registado na estação do Pico do Areeiro nos dias 5 e 13, enquanto o valor máximo (100%) foi atingido em 7 estações, em diferentes dias do mês".

Ponta de São Lourenço ventoso

No mês passado, "entre as estações com anemómetro, foi na estação da Ponta de São Lourenço que se registou a maior intensidade média do vento (20,2 km/h), por outro lado, foi na estação do Monte/Quinta Jardins do Imperador que se registou a média mais baixa (3,2 km/h). A maior rajada do vento foi registada no dia 4 na Ponta de São Lourenço (75,0 km/h)", resume.

Mais dias de Sol descoberto no Porto Santo

A insolação, ou seja o "número de horas de Sol descoberto, no mês de Julho foi de 266,9 horas em Santa Catarina/Aeroporto3, e de 177,9 horas no Observatório do Funchal, sendo que o valor normal deste mês, desta última estação, é de 220,5. O Porto Santo registou 248,1 horas de sol, valor superior ao da normal (223,0 horas)", destaca.

Água do mar mais 'quente'

Em Julho, de notar que "a temperatura média da água do mar medida no Molhe da Pontinha (Funchal) foi 22,8 °C (+1,2 °C que o valor da normal para este mês). A temperatura média mais alta foi registada nos dias 27 e 28 (24,1 °C) e a mais baixa (21,6 °C) no dia 1", garante, em conclusão.