DNOTICIAS.PT
Madeira

IL quer restrições ao uso de fogo de artifício durante o Verão

None
Foto Shutterstock

É com o intuito de mitigar o risco de incêndios florestais na Região que a Iniciativa Liberal apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um projecto de resolução que visa implementar restrições significativas ao uso de fogo de artifício durante os meses de Verão.

"A proposta surge em resposta ao histórico de incêndios devastadores que têm assolado a Madeira, com o objetivo de preservar tanto a vida humana quanto o frágil ecossistema da ilha", explica nota enviada à imprensa, acrescentando que a proposta passa por proibir o uso de fogo de artifício nos meses de Julho, Agosto e Setembro, excepto em condições meteorológicas que comprovadamente reduzam o risco de incêndio.

“O histórico de incêndios florestais na Madeira, agravado pelas condições climáticas e pela complexidade geográfica da região, exige uma abordagem preventiva rigorosa. As restrições ao uso de fogo de artifício são uma medida essencial para proteger o nosso património natural e garantir a segurança de todos,” afirmou Nuno Morna, deputado da Iniciativa Liberal na Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

Além disso, a resolução propõe uma série de outras medidas, incluindo o reforço da monitorização e fiscalização, campanhas de sensibilização para a população e visitantes, e a criação de zonas seguras para espetáculos pirotécnicos, com o intuito de minimizar o risco de incêndios e preservar a integridade dos habitats naturais da ilha.