ADN alerta ser "urgente" a criação de legislação "mais apropriada e rigorosa" para material pirotécnico
Face ao incêndio que deflagrou, esta manhã, na Serra de Água, o partido Alternativa Democrática Nacional (ADN), alerta que é "urgente" a criação de uma legislação "mais apropriada e rigorosa ", principalmente nesta altura do ano em que o calor, seca e vento são factores de risco.
Nesse sentido, o partido relembra que, já no passado dia 24 de Julho através de comunicado de imprensa, havia alertado para o risco de incêndios originados por foguetes largados em festas e arraiais tradicionais nesta altura do ano. "
Hoje infelizmente voltamos a assistir ao queimar das nossas serras por negligência humana que acabam sempre por sair de forma impune, colocando em risco habitações, vidas humanas (sejam elas civis ou bombeiros de serviço), assim como novamente a destruição do nosso património natural", pode ler-se no novo comunicado.
O ADN considera que, por muita vigilância e precauções tomadas contra incêndios, enquanto houver facilidades concedidas no manuseamento de material pirotécnico, estes incêndios serão sempre uma triste realidade na nossa RAM ADN
Não obstante, o ADN aproveita a oportunidade para "saudar" a decisão da CMF para o facto de amanhã, dia 15 de Agosto, não ser permitido a largada de material pirotécnico aquando da Festa da Nossa Senhora do Monte. "Temos de aprender com os erros cometidos no passado, mas não é suficiente, há que legislar e criminalizar os prevaricadores", conclui o documento.