Sempre a fazer o bem
A Casa de Saúde de São João de Deus comemora o seu primeiro centenário na nossa Região. Sem dúvida uma data inesquecível, digna de ser comemorada.
Foi em 1907 que D. Manuel Agostinho Barreto (bispo da Diocese do Funchal) pediu aos Irmãos da Ordem de S. João de Deus que fundassem uma Casa de Saúde para doentes mentais, dada a grande necessidade. No dia 10 de agosto de 1924 foi inaugurada oficialmente a Casa de Saúde S. João de Deus do Funchal na zona do Trapiche, local com acessos difíceis, falta de água potável, sem carros e longe de tudo.
O trabalho desta instituição na área da saúde mental foi e é muito valioso! O tratamento, o cuidado e o êxito dos tratamentos em prol dos doentes do foro psiquiátrico ficam para sempre registados na folha de serviço da Casa de Saúde. O esforço e a dedicação dos Irmãos de São João de Deus e dos demais colaboradores que sempre, mesmo sempre, em espírito de missão e abnegação promoveram uma ação de enorme prestígio e excelente acompanhamento dos seus utentes.
Mais de 40.000 pessoas passaram por esta casa, desde a sua inauguração. Todos encontraram aqui o bem. Se não a cura total, ao menos, acentuadas melhoras e um acolhimento e amor inegável. A título de curiosidade refira-se que o número mais elevado de doentes que chegou a habitar na Casa de Saúde de São João de Deus – Funchal foi, em 1976, de quinhentas e seis pessoas internadas.
Recentemente esta Casa de Saúde obteve o certificado EQUASS Excellence, uma das mais importantes certificações de qualidade de serviços sociais na Europa. Foi a primeira Instituição da Região Autónoma da Madeira a recebê-la tornando-se assim numa das três Instituições no país que contam com esta certificação.
Conheci esta Casa de Saúde, nos anos 80, num passeio organizado pela Paróquia de São Sebastião - Pe. António José de Freitas, sendo minha catequista a Senhora Alegria. Visitei pela primeira vez o famoso “Presépio do Trapiche” em época de Natalícia. Ali cultivava-se uma longa tradição de um presépio com quadros vivos, iniciativa do irmão Pimenta. O presépio da Casa de Saúde era muito visitado, vinham de excursões de toda a ilha.
Nos anos 90 voltei a Casa de Saúde a convite de um grande homem de Deus o Padre Nuno Filipe, O.H. Pertenci à Juventude Hospitaleira e fui voluntário junto de doentes de evolução prolongada e de elevado grau de deficiência (Unidade de São Lucas), e coordenador e animador voluntário do Grupo Informal de Jovens Voluntários da Unidade de São Lucas da Casa de Saúde de São João de Deus — Funchal, inseridos no projeto «CrescerCom».
Não posso deixar de lembrar a amizade que recebi de todos, nomeadamente dos Padres Nuno Filipe, Aires Gameiro e, ainda recentemente, do Padre António Mariano, todos fundamentais em reforçar o sentido de hospitalidade e de caridade.
Relembro que no transato ano, por esta altura, falava-se na feliz iniciativa de mudar o nome de Caminho do Trapiche para Estrada de São João de Deus.
Que esta festividade do centenário sirva para dinamizar boas vontades a favor dos mais carenciados e, também, sirva de homenagem para os que aqui sacrificaram anos ao serviço dos doentes.
Estou em crer que é um desejo de todos que esta Casa de Saúde continue a ser digna da sua história e da obra dos Irmãos, colaboradores, voluntários e benfeitores que nela trabalham.
Como escreveu o Pe. Nuno Filipe, O.H: “As boas obras de beneficência da Igreja fazem parte integrante da sua missão. Lutaremos por uma assistência integral, porque somente esta é genuinamente evangélica”
PS - Livros de recomendação sobre a Casa de Saúde São João de Deus – Funchal:
“Casa de Saúde de São João de Deus – Funchal” (resume histórico) 1985, Padre Nuno F. Felipe. O.H.
“Memoria Histórica - Casa de Saúde de São João de Deus, Funchal- Madeira 1924- 1999. 75 Anos da Sua Fundação, Padre Nuno F. Felipe. O.H.
“O Beato João Jesus Adradas e a Fundação da Casa de São João de Deus no Funchal – 1922- 1924, Aires Gameiro, O.H. Carmina Monlezuma e João Castela Oliveira.
“História da Casa de Saúde S. João de Deus na Madeira” volume I, Os Irmão de S. João de Deus e os alienados. Dos antecedentes a 1960, - 2014 - Aires Gameiro e Manuel Maria Gonçalves, O.H,
“Uma Força de Deus” - Padre Nuno Filipe, O. H. editado recentemente à propósito das comemorações dos centenários do seu nascimento e da inauguração da Casa de Saúde São João de Deus, no Funchal.
Tomás Freitas