Cuidar da função social da enfermagem
A essência do processo é dinâmica e por vezes complexa sendo influenciada por diversos factores
As profissões independentemente da sua complexidade ou estatuto desempenham um papel essencial na construção e manutenção da sociedade. Todas as profissões são importantes para o funcionamento da sociedade ao contribuírem para a satisfação de necessidades básicas através do progresso tecnológico, do desenvolvimento científico, económico, cultural e social, onde cada ser humano desempenha uma função com o objetivo de contribuir para um futuro melhor.
Valorizar as profissões é reconhecer a importância do trabalho humano e o papel que cada um de nós desempenha nas relações de trabalho, é um objetivo que pode ser concretizado entre outras medidas através da negociação coletiva onde os atores envolvidos, entidades empregadoras e organizações representativas dos trabalhadores se encontram para definir e regulamentar uma gama abrangente de temáticas nomeadamente, condições de trabalho, organização dos tempos de trabalho, remunerações, saúde e segurança no trabalho, formação profissional entre outras matérias relacionados com o emprego, tendo por objetivo equilibrar os interesses na procura de relações de trabalho justas e equitativas num consenso que se quer benéfico para as partes envolvidas.
A essência do processo é dinâmica e por vezes complexa sendo influenciada por diversos factores. No atual processo negocial com os enfermeiros a nível nacional há um percurso e um historial de objetivos não concretizados, de metas frustradas que se acumularam ao longo dos anos com implicações na atividade quotidiana dos enfermeiros que importa analisar e resolver, antes de incorporar novas mediadas que certamente aprofundarão injustiças ao tratar por igual situações diferentes, ao não reconhecer a harmonização de estatutos, ao manter a precariedade e ignorar percursos profissionais perante uma incoerente contagem de pontos no âmbito da avaliação do desempenho com efeitos perniciosos na progressão da atual carreira.
Tradicionalmente associada ao cuidar da pessoa ao longo das suas diferentes fases da vida, da família e da comunidade, a inerente função social da profissão de enfermagem, vai muito para além do simples exercício profissional, onde é essencial reconhecer que cada profissional desempenha um papel único e importante no sistema de saúde e na sociedade que transcende a mera obtenção de proveitos. No compromisso com o bem comum, ao promover a saúde e prevenir a doença o profissional de enfermagem está a construir uma sociedade mais justa, equitativa, desenvolvida e sustentável.
Neste contexto recomenda o Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) que, os decisores no setor da saúde invistam mais nos enfermeiros, procurando valorizar o seu trabalho, reconhecer as suas funções e garantir condições de trabalho dignas. Perante os desafios que os sistemas de saúde enfrentam relacionados com o envelhecimento da população e com o aumento das doenças crónicas, é fundamental assegurar cuidados de enfermagem de qualidade e com segurança, assim como um desempenho cada vez mais focado no fortalecimento da cidadania assente na prestação de cuidados de proximidade e equitativos para todos.