Maioria em Santa Cruz aprova doação de meios ao SESARAM
No âmbito da reunião de Câmara, realizada hoje, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, anunciou, em comunicado, a aprovação por maioria, com votos a favor do JPP e votos contra do PSD, a doação de meios materiais – uma ambulância de transporte de doentes não urgentes – ao Serviço de Saúde da RAM (SESARAM).
“Esta posição do PSD revela, mais uma vez, a sua total desconexão e falta de compromisso para com as reais necessidades da população, não priorizando nem o seu bem-estar nem a justiça social”, observou, dizendo que, com esta proposta, “o Município de Santa Cruz pretende reforçar a solidariedade para com o governo Regional, na medida em que continua a garantir e, de acordo com a estatística do nosso corpo de bombeiros, empenhamos meios de emergência médica, em cerca de 50 serviços por mês, que se encontram classificados no sistema de registo de ocorrências, como serviços de transferência entre unidades de saúde, evacuações aeromédicas e transporte de doentes”. CMSC
A autarquia observa que estes serviços são da esfera de competências do SESARAM que, por sua vez, recorre ao serviço regional de proteção civil para empenhar meios do dispositivo regional de socorro e emergência no transporte de doentes urgente e não urgente. “O que não queremos é que esta prestação de serviço, esta solidariedade que mantemos com o SESARAM, comprometa a emergência e socorro da nossa população. Daí que ao doarmos esta viatura de transporte de doentes, ela irá contribuir para reforçar a capacidade de resposta do SESARAM no transporte de doentes, e bem assim evitar sobrecarregar os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz com esse serviço”.
No comunicado remetido esta tarde, o Município de Santa Cruz sublinha que não quer “qualquer contrapartida como pretendia o PSD, queremos sim um serviço de transporte de doentes eficaz e com capacidade de resposta junto da população e que não comprometa a emergência e socorro da população. Esperemos que o senhor Secretario Regional da Saúde e da Proteção Civil perceba e que responda e aceite este contributo do Município de Santa Cruz.”