DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

Saiba o que é o Geocaching e descubra as caches da Madeira

É uma espécie de caça ao tesouro que tem conquistado pessoas de várias partes do mundo, incluindo muitos madeirenses. O Geocaching está na moda e são cada vez mais os desportistas que percorrem trilhos e montes para encontrar caches e subir de nível.

Mas o que é o Geocaching e para que serve afinal?

O principal objectivo da actividade que funciona através de coordenadas GPS é descobrir vários lugares no mundo e se divertir de forma individual ou até mesmo em família, desafiando os limites físicos.

Através da localização geográfica, o participante é convidado a descobrir onde se encontra uma caixa ou outro recipiente, atingindo vários níveis. No interior da caixa encontra-se um livro de registos que deve ser preenchido para que fique registada a sua passagem pelo local.

Há quem se atreva a dizer que “as caches ou geocaches levam a conhecer sítios deslumbrantes na Madeira e no mundo”. E prova disso é que em todo o mundo há mais de 2 milhões de geocaches e, no Funchal, estão registadas mais de mil. 

Como surgiu o Geocaching?

Segundo o site Geocaching.com, a 2 de Maio de 2000 o Governo decidiu desligar a disponibilidade selectiva. O sinal GPS até então usado por militares passaria a poder ser usado por civis.

Um entusiasta, Dave Ulmer, consultor de informática, quis testar a precisão do sistema e colocou o seu próprio recipiente, um balde preto, num bosque perto de Beavercreek, Oregon, perto de Portland, com um diário de bordo (logbook) e lápis. Deixou também vários itens, incluindo um vídeo (George of the Jungle), software (TOPO USA), uma bala, uma lata de feijões, um livro (Ross Perot) e quatro notas de 1 dólar.

O localizador teria de localizar o recipiente apenas com o uso do seu receptor GPS e as regras para o localizador eram simples: tirar algumas coisas, deixar outras coisas.

Ele partilhou o ponto de passagem do seu ‘esconderijo’ com a comunidade online e em três dias dois leitores diferentes leram sobre o seu esconderijo na Internet, usaram os seus próprios receptores de GPS para encontrar o recipiente e compartilharam suas experiências online.

Nas semanas seguintes o jogo ganhou dimensão e outros participantes começaram a esconder os seus próprios recipientes e a publicar as coordenadas.

Com um valioso contributo de Mike Teague, o novo site foi concluído e anunciado à comunidade em 2 de Setembro de 2000. Na época, quando foi lançado, havia 75 caches conhecidas no mundo no ‘www.geocaching.com’

No local escolhido por Dave Ulmer para esconder a primeira cache, existe uma placa alusiva a esse feito.

O que são caches?

As caches podem ser caixas, recipientes ou outros objectos. Existem caches de diferentes tamanhos, formas e dificuldades que podem ser em forma de garrafas, de pedras, de aviões ou até de morcegos de peluche.

Normalmente são encontradas através de coordenadas GPS partilhadas através do site oficial e podem ser escondias atrás de pedras, em árvores, em grutas, atrás de sinais de trânsito, ou em outros lugares inimagináveis.

As caches podem ter vários graus de dificuldade. Os níveis vão do 1 ao 5, sendo que 1 é muito fácil e 5 é extremamente difícil de encontrar ou de resolver. Também o terreno é avaliado na mesma escala, sendo que o de nível 5 implica a utilização de material específico, como por exemplo de escalada.

Quais são os tipos de cache que existem?

O Observador explica os vários tipos de cache existentes e o seu grau de dificuldade:

Cache Tradicional – Este é o tipo de cache que corresponde à primeira que foi escondida. É apenas uma caixa que pode ser de diversos tamanhos e que está escondida no local exacto das coordenadas.

Cache Mistério – Estas caches quase nunca estão no sítio das coordenadas indicadas. Existe sempre um puzzle/enigma que precisa de ser decifrado ou resolvido para que consigam obter as coordenadas finais.

Multi-Cache – São caches que envolvem mais do que uma localização para onde o geocacher se deve dirigir. O geocacher segue as indicações até ao local onde ela está marcada e aí recebe uma pista para as próximas coordenadas e assim sucessivamente até chegar à coordenada final.

EarthCache – Estas caches estão marcadas em pontos geográficos que permitem ao geocacher aprender algo sobre a Terra. No texto da cache encontra-se um conjunto de notas educativas sobre a geologia do local a visitar. Para que o geocacher possa fazer o registo em como encontrou uma cache deste tipo, deve enviar ao responsável as respostas às perguntas que são colocadas no texto.

Letterbox Hybrid – São caches semelhantes às Multi-Cache, mas aqui funciona como se fosse uma história que leva o geocacher a percorrer diversos pontos até chegar à coordenada final. Uma característica única deste tipo de caches são os carimbos que identificam a geocache em questão e que servem para o praticante registar a visita num bloco próprio e, mais tarde, recordar a visita. Este carimbo deve permanecer dentro da caixa final.

Cache Evento – Como o nome indica, este tipo de caches é um evento onde diversos geocachers se reúnem para trocar experiências, num determinado local e com uma data e hora estipulada. A cache é arquivada depois do evento terminar. Ainda existem duas variantes deste tipo de cache: Mega Evento, quando tem mais de 500 pessoas a indicar que vão comparecer, e Giga Evento, quando mais de cinco mil pessoas indicam que vão estar presentes.

Evento Cache In Trash Out (CITO) – Uma iniciativa ambiental da comunidade em que o objectivo principal é limpar e preservar áreas naturais. Estes eventos reúnem geocachers que estejam focados em limpar o local ou plantar novas árvores, entre outras iniciativas ambientais.

Cache Wherigo – Um conjunto de ferramentas que levam a uma pequena jornada através de diversas coordenadas GPS. Este tipo de cache permite que o utilizador interaja com objectos virtuais e reais ao longo do caminho, levando o geocacher a fazer parte da história até chegar ao local final. Este tipo específico precisa de um dispositivo que seja compatível. Quase todos os smartphones Android suportam a aplicação WhereYouGo que permite abrir este tipo de caches.

O Geocaching é pago?

Para iniciar a actividade tem apenas de se inscrever em geocaching.com. Depois, a partir do mapa pode ver todas as caches que existem perto de si. Não se esqueça de levar uma caneta para marcar o seu nome na lista que se encontra escondida na cache. E sim, existem caches para todos os bolsos. A grande maioria é grátis, mas existem também premium.

E quais são as regras do jogo?

-Deixe tudo tal e qual como encontrou;

-Se retirar algum objecto da cache, deixe no lugar;

-Escreva sempre o registo no logbook;

-Escreva a experiência no site oficial;

-Sempre que possível, limpe a zona em redor;

-Não entre em propriedade privada a não ser que esteja indicado no texto da cache que o deve fazer;

-Seja discreto ao praticar a actividade;