Funchal investe mais de meio milhão para melhorar mobilidade
Estão previstas mais de 40 intervenções em várias zonas do Concelho
A Câmara Municipal do Funchal lançou um procedimento para a execução de 40 intervenções na cidade e em outras zonas do Concelho com o objectivo de melhorar as condições de mobilidade dos cidadãos e que consiste em introduzir medidas disciplinadores e de acalmia de tráfego em determinadas zonas críticas, ao mesmo tempo retificar zonas destinadas a paragens de autocarros, estacionamentos, passadeiras e passeios. O concurso público tem um valor base superior a meio milhão de euros, a que acresce ainda o IVA.
Segundo o documento, estão programadas 40 intervenções numa vasta área, são trabalhos pouco complexos e de curta duração, mas que deverão contribuir para o aumento da qualidade de vida dos peões. O concurso foi lançado por 554 mil euros, que com o imposto deverá chegar aos 675.880 euros, que é o valor máximo que o Município espera pagar pelo conjunto de intervenções.
Serão criadas novas áreas de passeios, repavimentados outros, rebaixadas as zonas pedonais de acesso às passadeiras e colocação de pavimentos tácteis, tanto de alerta como de direcção. Estão previstas melhorias no sistema de drenagem de arruamentos e áreas pedonais, execução de passadeiras sobrelevadas em pavimentos betuminosos e rampas para vencer desníveis de passeios e facilitar a mobilidade a quem tem dificuldade. As obras vão passar por uma nova doca de estacionamento para motociclos, pela substituição de semáforos danificados, construção de muros e muretes e varandas metálicas de protecção, estabelece o caderno técnico.
A empresa que vencer a obra tem 360 dias, quase um ano, para realizar os trabalhos. Em termos de locais, vão intervir na Travessa do Ribeiro dos Alecrins, nos Caminho dos Três Paus à Viana, na Travessa do Tanque, no Caminho de Santa Quitéria, nas Romeiras, na Rua Dr. Gastão de Deus Figueira, junto ao Centromar, junto ao Lar da Ajuda, igualmente junto ao Fórum Madeira, na Rua do Vale da Ajuda, na Rua da Quinta Calaça, na Rua Dr. Barreto, na Nazaré junto ao Tourigalo, na Rua da Quinta do Leme, junto à Escola da Ladeira, no Caminho do Cemitério, na Rua do Campo do Marítimo, na Avenida da Madalena, no Jardim da Madalena, na Rua Velha da Ajuda, junto à Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, na Rua das Maravilhas, na Avenida Luís de Camões, junto à Escola da Cruz de Carvalho, na Rua Tenente Coronel Sarmento, e no túnel próximo desta, junto ao Madeira Cash, junto ao Auxílio Maternal, na Rua do Alto do Pico, na Rua do Til, na Rua Nova da Quinta Deão, junto à Escola do Monte, junto à Cabana do Jardim, na Rua de São Francisco, junto à Sé do Funchal, junto ao Jardim Almirante Reis, na Estrada da Boa Nova, junto ao portão Sul do Jardim Botânico e no Caminho da Igreja, em São Gonçalo.
O anúncio foi enviado ontem para publicação. Os interessados têm até ao fim do 15.º dia a contar desta data para apresentarem as propostas, sendo o concurso público atribuído ao que apresentar a proposta mais vantajosa, tendo como único critério o preço.