Reis de Espanha visitaram a Madeira há 15 anos
Neste ‘Canal Memória’ rumamos a 2009
O Rei Juan Carlos I recebeu a Medalha deOuro da cidade e o título de cidadão honorário do Funchal há 15 anos, numa visita que fez à Região, acompanhado pela esposa, a Rainha Sofia.
A visita dos reis de Espanha ficou ‘ensombrada’ por ataques terrorista que ocorreram em Burgos e Maiorca, que resultatam em dois mortos e dezenas de feridos. Esses atentados ocorreram dois dias antes da visita à Região.
Quem também esteve na Madeira foi Cavaco Silva, que na época era Presidente da República. Juan Carlos falou, numa primeira instância, em português, dado o seu passado a residir no Estoril, referindo-se à importância das regiões ultraperiféricas, como é o caso de Canárias e da Madeira.
Tanto o Rei de Espanha como o Presidente da República foram entronizados confrades no Instituto do Vinho. O curioso foi que, tanto na Câmara Municipal como no Instituto do Vinho, foram deixados de parte os cumprimentos rígidos e reverência monárquicas. Juan Carlos I foi tratado, por quase todos os oradores, com um ‘V.Exa’ muito republicano.