Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos sensibilizou 4.745 jovens este ano lectivo
O projecto 'Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos', promovido pelo Serviço Regional de Proteção Civil, sensibilizou 4.745 crianças e jovens ao longo do ano lectivo 2023/2024, promovendo uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para a promoção de atitudes e comportamentos adequados para a prevenção de acidentes e catástrofes.
Este é um projecto da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, "do qual o SRPC, IP-RAM é um parceiro privilegiado, visa desenvolver uma cultura de segurança na escola e na sociedade, partindo da dinâmica interna do próprio estabelecimento de ensino, onde o Delegado de Segurança da escola é o principal dinamizador, em estreita articulação com o professor que se encontra destacado no SRPC, IP-RAM".
Segundo o balanço agora divulgado, realizaram-se 213 acções de sensibilização, que envolveram também docentes, não docentes e encarregados de educação.
Nas escolas realizam-se ainda simulacros, obrigatórios por lei, e exercícios internos de evacuação e abrigo, que ajudam na aquisição de hábitos de segurança por parte de toda a comunidade escolar, bem como permitem a detecção de eventuais falhas nos Planos de Emergência atualmente existentes.
Neste ano lectivo, o SRPC, IP-RAM fez-se representar em 87 simulacros/exercícios internos, que decorreram nas escolas da região.