DNOTICIAS.PT
A Guerra Mundo

Pelo menos 11 mortos e 43 feridos em bombardeamento russo em Donetsk

None
Foto EPA

Pelo menos 11 pessoas morreram e 43 ficaram feridas na região ucraniana de Donetsk devido a bombardeamentos russos, anunciou o governador local, estando 348 povoações sem eletricidade após um ataque a uma infraestrutura energética na região de Sumi.

"Durante o dia, os russos mataram 11 residentes da região de Donetsk e 43 outras pessoas ficaram feridas. Houve 2.326 ataques inimigos na frente de batalha. 25 aldeias foram atingidas", disse o governador da província de Donetsk, Vadim Filashkin, no Telegram.

Entre os mortos estão cinco pessoas na aldeia de Selidove, três em Chasovoi Yar e outros em Komar, Toretsk e Ukrainsk. Há também 43 feridos: 15 em Selidovo, 18 em Komar e três em Toretsk, a que se juntam mais dois em Ukrainska e um em Kostiantinivka, Ivanivka, Peresbudo, Sloviansk e Druzhba.

Por outro lado, um homem de 43 anos foi morto por um bombardeamento russo em Odradokamianka, na região de Kherson, segundo publicou no Telegram o governador ucraniano de Kherson, Oleksandr Prokudin.

Entretanto, o Ministério da Energia ucraniano informou hoje que cerca de 100.400 assinantes num total de 348 povoações continuavam sem eletricidade esta manhã, depois de um ataque russo na sexta-feira à noite a uma infraestrutura energética na região de Sumi, no norte da Ucrânia.

"Uma instalação elétrica na região de Sumi foi atacada ontem à noite. Como resultado, os consumidores domésticos e industriais nas regiões de Sumi (em particular a cidade de Sumi) e Kharkov ficaram sem eletricidade", avançou o ministério num comunicado na sua conta no Telegram.

O ministério afirmou que, embora os consumidores da região de Kharkov já tenham sido reconetados à rede, 100.400 assinantes em 348 povoações na região de Sumi ainda estavam sem energia esta manhã.

O abastecimento de água à cidade de Sumi também foi temporariamente interrompido devido a um ataque de drones russos, informou a emissora pública ucraniana Suspilne, com base na empresa de água Gorvodokanal.

Por sua vez, a empresa nacional de energia Ukrenergo decidiu não aplicar restrições ao consumo entre as 10:00 e as 15:00 de hoje em toda a Ucrânia, devido ao menor consumo durante o fim de semana e ao aumento da produção nas centrais elétricas.

O Ministério da Energia acrescentou que, na sexta-feira, a Ucrânia recebeu eletricidade excedentária do sistema elétrico polaco a pedido da Polónia, o que lhe permite cobrir parcialmente o défice de capacidade resultante dos ataques maciços da Rússia ao sistema elétrico.

O executivo referiu também que uma linha aérea de alta tensão que liga os sistemas elétricos ucraniano e moldavo esteve por um breve período fora de serviço na sexta-feira à noite, mas já foi restabelecida.

De acordo com o ministério, estão previstas para hoje importações de eletricidade de 35.957 Megawatts/hora e nenhuma exportação.