Partido Trabalhista ganha eleições com maioria absoluta no Reino Unido
O Partido Trabalhista vai ganhar as eleições legislativas britânicas com uma larga maioria absoluta, de acordo com projeções para as estações BBC, Sky e ITV, acabando com 14 anos do Partido Conservador no poder.
Segundo a projeção a partir de uma sondagem feita à boca das urnas, o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer e até agora na oposição, vai eleger 410 deputados, e o Partido Conservador, liderado pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, cai para 131 parlamentares.
Nas anteriores eleições legislativas, em 2019, os conservadores ('tories') tinham eleito 365 deputados e o trabalhistas ('labour') 202, este um mínimo histórico desde 1935.
A sondagem também estima que o partido dos Liberais Democratas vai ser o terceiro com maior representação parlamentar, elegendo 61 deputados (11 em 2019), ultrapassando o Partido Nacional Escocês (SNP), que desce para 10 (48 em 2019).
O Partido Reformista (Reform UK), antigo Partido do 'Brexit', vai eleger 13 deputados, os Verdes dois e o partido independentista galês Plaid Cymru quatro.
Os restantes 19 lugares repartem-se por um pequeno partido ou candidato independente e por partidos da Irlanda do Norte.
O Reino Unido realizou hoje eleições legislativas britânicas para preencher 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico.
A votação decorreu entre as 07:00 e as 22:00, mas centenas de milhares de pessoas participaram através de voto postal.
Os boletins vão começar a ser contados esta noite e os resultados anunciados ao longo da noite e madrugada.
O resultado final deverá ser confirmado na sexta-feira, quando um novo primeiro-ministro será indigitado pelo Rei Carlos III e encarregado de formar governo.