Ser Educador de Infância…

Dedico as próximas palavras a todos os jovens que iniciarão brevemente a carreira

académica e que podem ver na Educação de Infância um bom futuro profissional. Sendo

Educador de Infância desde 2002 pretendo com estas considerações “motivar” os jovens para seguirem esta “mui nobre” profissão que muitas vezes é “marginalizada” do sistema educativo.

O Educador de Infância é um profissional fundamental na formação inicial das crianças

que frequentam o pré-escolar desempenhando um papel crucial no desenvolvimento

cognitivo, emocional e social dos mais novos.

Sendo Educador de Infância, acredito que a formação de base inicial é fundamental, no entanto, a formação contínua permite que este profissional se mantenha atualizado sobre as

melhores práticas pedagógicas e as novas descobertas na educação pré-escolar.

Para ser Educador de Infância é necessário que o profissional tenha “paciência e empatia”. Escolho estas duas características porque acredito que são qualidades essenciais.

Trabalhar com crianças pequenas requer uma grande dose de paciência e a capacidade de compreender e responder às necessidades emocionais das crianças. A criatividade é outra

das componentes que um bom educador de infância deve ser ter, ao ser capaz de criar atividades educativas que estimulem a curiosidade e o desenvolvimento das crianças. É crucial ser capaz de comunicar de forma eficaz com as crianças, os pais e a comunidade em geral. Explicar conceitos de forma clara e acessível e ouvir as preocupações e sugestões dos pais são aspetos importantes do seu trabalho. Preparar atividades, organizar atividades e manter registos do progresso as crianças requerem habilidades organizacionais fortes que nem sempre a escola onde trabalha consegue ter. Criar e implementar planos de atividades que sejam adequados ao desenvolvimento das crianças, promovendo a aprendizagem através do brincar e de outras atividades interativas é crucial, pois só assim consegue observar e avaliar o progresso das crianças, identificando quaisquer áreas de dificuldade e trabalhando para encontrar soluções.

O Educador de Infância deve garantir que a escola é um espaço seguro e acolhedor, onde as crianças se sentem confortáveis para explorar e aprender.

Manter uma comunicação regular com os pais sobre o progresso e bem-estar das

crianças, proporcionando feedback construtivo e apoio quando necessário e ao mesmo tempo ajudar as crianças a desenvolverem capacidades sociais e emocionais, como a partilha, a resolução de conflitos e a expressão de sentimentos são desafios constantes.

Ser Educador de Infância pode ser desafiante devido à energia constante e às exigências

emocionais do trabalho, no entanto, as recompensas são imensas. Ver o crescimento e o

desenvolvimento das crianças, saber que se teve um impacto positivo nas suas vidas e

receber o carinho e o reconhecimento das crianças e das suas famílias são aspetos que tornam esta profissão extremamente gratificante.

Os Educadores de Infância desempenham um papel vital na construção da base educativa da sociedade. A sua influência vai além das quatro paredes da sala de atividades, contribuindo para a formação de indivíduos bem ajustados e preparados para enfrentar os desafios futuros.

José Augusto de Sousa Martins