DNOTICIAS.PT
Madeira

Santa Cruz reivindica alteração do Modelo de Socorro da Região

Corpo de bombeiros municipal realiza cerca de 50 serviços por mês "da esfera de competências do SESARAM"

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz exige "medidas urgentes" de alteração ao actual Modelo de Socorro da Região Autónoma da Madeira.

Em ofício emitido à Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, o Município, presidido por Filipe Sousa, revela que o corpo de bombeiros municipal realiza cerca de 50 serviços de emergência médica por mês, classificados como transferências entre unidades de saúde, evacuações aeromédicas e transporte de doentes. A autarquia aponta que tais operações são "da esfera de competências do SESARAM", pelo que poderão comprometer "o serviço de emergência, socorro e assistência pré-hospitalar dos munícipes".

Santa Cruz critica o facto de o Serviço Regional de Saúde recorrer ao Serviço Regional de Protecção Civil "para empenhar meios do dispositivo regional de socorro e emergência no transporte de doentes urgente e não urgente". 

O ofício enviado ao tutelar da pasta da Protecção Civil, Pedro Ramos, tem como tema central a doação de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes. 

Filipe Sousa leva ambulância para o Governo a reunião de câmara

Presidente de Santa Cruz vai oferecer viatura para transporte de doentes não urgentes em resposta a Pedro Ramos