DNOTICIAS.PT
Madeira

Médicos em formação têm nova associação na Madeira

Associação tem sede na Direcção do Internato Médico, no Hospital Dr. Nélio Mendonça

None

A Madeira passa a contar com mais uma associação, desta feita, para representar os interesses dos médicos em formação na Região. A ‘Dádivas Iluminadas – Associação’ nasce pela acção de Nádia Açafrão e de Francisca Barbosa e visa facilitar e promover a formação dos médicos chamados internos.

O artigo 2.º da escritura de constituição da Associação diz: “A associação tem como fim: representar e defender os interesses dos médicos em formação, promover o aperfeiçoamento contínuo da educação médica e facilitar a troca de conhecimentos e experiência entre os internos e angariar fundos.”

“Esta comissão (SIC) actua como elo de ligação entre os internos de formação específica e as instituições de saúde, assegurando que as condições de trabalho e de aprendizagem sejam adequadas e contribuam para o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros especialistas. Além disso, a comissão organiza actividades académicas, como palestras e workshops, fomentando um ambiente colaborativo e de apoio mútuo essencial para a formação de médicos de excelência.”

A associação tem sede no Hospital Dr. Nélio Mendonça, na Direcção do Internato Médico.

Na Madeira, existe uma outra associação envolvendo jovens médicos, mas com objectivos diferentes. A Associação Juvenil de Medicina da Madeira foi criada por decisão de um grupo de jovens, que se r4uniu em Assembleia Geral a 21 de Dezembro de 2015, na Junta de Freguesia de São Martinho, com esse fim.

“A AJEMed - Madeira tem como objecto a promoção da saúde e a prevenção da doença numa perspectiva eclética e abrangente, através de acções desenvolvidas por jovens médicos e estudantes de Medicina, que sejam igualmente capitalizadoras de um maior conhecimento e prática e de indicadores desenvolvimento de referência a nível regional e nacional, regida por princípios de profissionalismo, independência, democraticidade, apartidarismo e irreligionalidade.”

Além disso, a Região conta com a Comissão Regional da Região Autónoma da Madeira da AJOME – Associação de Jovens Médicos.